Sem categoria

Software público internacional deve reunir criadores da AL

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Ministério do Planejamento do Brasil, deve lançar em 2010 um portal internacional de software público voltado para a América Latina. O projeto deve reunir programadores de vários países da região numa estratégia para intensificar a integração desses profissionais.

A agência da ONU informa que a iniciativa foi inspirada no Portal do Software Público Brasileiro, que formou rede nacional de criadores dispostos a colaborar no desenvolvimento de ferramentas para a administração pública.

O Pnud revela que o projeto brasileiro disponibiliza 37 programas voltados à administração e educação, que podem ser modificados conforme as necessidades de cada usuário.

O portal internacional deve ser coordenado pelo Pnud junto com o Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento, além de Brasil, Guatemala, Paraguai e Peru.

A agência da ONU afirma que os trabalhos de coordenação devem se concentrar em adaptar modelos de desenvolvimento e distribuição à legislação de cada país.

México e Uruguai também já teriam assinado um termo de compromisso para participar do portal internacional.

Fonte: Rádio ONU