Sem categoria

Vannuchi nega crise, mas admite divergência com Jobim

O ministro Paulo Vannuchi, de Direitos Humanos, disse que desconhece qualquer pedido de demissão encaminhado ao presidente da República relacionado às divergências entre ele e o titular da pasta da Defesa, Nelson Jobim. "Estive com o presidente da República no dia 23, véspera do Natal, e ele não me falou nada sobre isso", afirmou. Vannuchi não negou as divergências com Jobim, mas insistiu que cada uma delas é discutida no interior do governo e que sempre chegam a um acordo.

A pendência atual entre Jobim e Vannuchi, segundo explicações de Vannuchi, gira em torno do texto do projeto de lei que o governo deve enviar ao Congresso até abril do ano que vem, propondo a criação de uma Comissão da Verdade para apurar crimes e violações de direitos humanos no período da ditadura militar.

O ministro da Defesa estaria insistindo em alterar o trecho que se refere ao "período de repressão política". Para ele, a frase correta deveria ser "período de repressão política e conflitos" – para caracterizar que setores da esquerda pegaram em armas para defender posições políticas.

Vannuchi acredita que o problema tem solução. "É uma questão de escolha de termos, que pode ser resolvida na mesa, no processo de redação", disse.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Leia também:
Jobim defende militares contra revisão da Lei de Anistia

Lei da Anistia: Tarso nega crise com Ministério da Defesa