Carapebus terá nova eleição para prefeito em 7 de fevereiro

O TRE do Rio de Janeiro marcou para 7 de fevereiro a eleição suplementar no município de Carapebus, no norte fluminense. O município está sendo administrado, interinamente, pelo presidente da Câmara, Sebastião Batista Messa, o Tiãozinho. O candidato mais votado na eleição de 2008, Eduardo Cordeiro, teve seu registro cassado.

O TRE negou o pedido de inscrição do ex-prefeito Eduardo Cordeiro. Os desembargadores do tribunal, por 4 votos a 1, tiraram a chance de Eduardo, em função de pareceres contrários do Tribunal de Contas do Estado, em relação à sua prestação de contas enquanto era prefeito, e, também, sobre um convênio considerado irregular, firmado com a Secretaria de Trabalho do estado.

Novos eleitores não poderão votar

Os eleitores de Carapebus que tiraram seu título após 2 de setembro de 2009 ou que transferiram seu título para aquele município a partir da mesma data não poderão votar nas eleições suplementares. O artigo 91 da Lei 9.504 determina que só podem votar eleitores inscritos até 150 dias antes da realização do pleito.

A propaganda eleitoral começa no dia 10 de janeiro, data em que os candidatos poderão realizar comícios, e vai até o dia 5 de fevereiro. No dia 21, tem início a propaganda em rádio e televisão, se for o caso. A cidade tem pouco mais de 11 habitantes.