Sem categoria

Ataque no Paquistão atribuído aos EUA mata ao menos 12 pessoas

Subiu para 12 o número de mortos em um ataque aéreo atribuído aos Estados Unidos no Paquistão. Funcionários do setor de inteligência paquistanês disseram que um avião não tripulado, aparentemente norte-americano, disparou hoje dois mísseis contra uma residência no instável noroeste do país, perto da fronteira afegã.

Os funcionários afirmaram que o ataque ocorreu em Datta Khel, no Waziristão do Norte, uma área da região tribal semiautônoma do Paquistão dominada por grupos militantes, os quais lançam ataques contra as tropas da coalizão no Afeganistão. As fontes pediram anonimato, pois não estavam autorizadas a falar com a imprensa.

Na semana passada, um ataque suicida na mesma área resultou na morte de sete funcionários da CIA (a agência de inteligência norte-americana). A ação, hoje, com aviões não tripulados é a terceira do tipo no Waziristão do Norte desde o ataque contra a CIA.

A rede Haqqani, ligada à Al-Qaeda e que atua na área, é apontada como envolvida em ataques contra as forças de coalizão. A administração do presidente Barack Obama pressiona o governo paquistanês para que combata essa rede, mas o governo afirma que não pode fazer isso agora, por já combater militantes em várias frentes. Em resposta, Washington aumentou o número de ataques com aviões não tripulados perto da fronteira afegã.

Autoridades norte-americanas raramente abordam esses ataques com mísseis. O governo paquistanês publicamente condena essas iniciativas, afirmando que elas são uma violação da soberania do país, mas muitos analistas acreditam que os dois países têm um acordo secreto para permitir essas ações.

Fonte: O Estado de S. Paulo