SISEPE aposta na antecipação dos 25%

 

 
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, informou ao CT que as principais reivindicações da categoria – pagamento do retroativo e diminuição da carga horária de trabalho – tem "grandes chances" de serem atendidas neste ano. Cleiton afirmou que na primeira reunião do ano com o secretário estadual da Administração, Eugênio Pacceli, “demonstrou interesse pelas causas dos servidores”. O encotro foi nessa terça-feira, 5.

Na avaliação do presidente do Sisepe, os servidores estaduais tem grande chance de conseguir avanços em 2010, pois na sua concepção, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) “é sensível as causas da categoria”.

Retroativo 
O Sipese quer que o governo regulamente do pagamento do retroativo do reajuste de 25%, que segundo o acordo, firmado em setembro de 2009, começará a ser pago aos servidores do Quadro Geral a partir de dezembro desse ano. “O objetivo é evitar transtornos para os servidores na época de receber o benefício”, disse Cleiton.
 
Segundo ele a regulamentação possibilitará aos servidores venderem essas dividas aos bancos, para que aqueles que carecem do dinheiro possam receber (dos bancos) o dinheiro de imediato. “O governo não perderá nada com isso, pois só começara a pagar o retroativo a partir de dezembro.

Seis horas de trabalho 
Na reunião também foi reiterado a solicitação para a redução do horário de expediente administrativo dos órgãos da administração estadual para seis horas corridas, solicitação pleiteada pelo sindicato desde 2007. Segundo o presidente, a medida, já utilizada em outros estados e até mesmo no Tocantins para os funcionários do Detran, já "mostrou sua eficiência". “Com carga horária de 6 horas os servidores ficarão mais produtivos no trabalho e economizará”. 

Outras reivindicações dos servidores são a instituição do pagamento de produtividade e a implantação do auxílio alimentação para todos os servidores do Quadro Geral, assim como é feito para os outros Poderes; pagamento do adicional noturno de ação movida pelo sindicato onde os desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins votaram por unanimidade a favor do pleito; regulamentação e pagamento do adicional de insalubridade.

 
Fonte: Cleber Toledo