Sem categoria

Termina avaliação de brasileiras estupradas no Suriname

As duas assistentes sociais e uma psicóloga da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que estão no Suriname para examinar as mulheres que afirmam ter sido vítimas de estupro e violência sexual concluem o trabalho nesta sexta-feira (8). As especialistas dizem que algumas das mulheres terão de ser atendidas por médicos. Ainda não há um número exato de quantas seriam as vítimas. A estimativa é de pelo menos 20.

As mulheres foram atacadas, na véspera do Natal, por cerca de 300 quilombolas surinameses, denominados marrons. Algumas mulheres disseram que não chegaram a ser estupradas, mas foram mordidas em áreas íntimas e apanharam dos agressores.

De acordo com análises preliminares, algumas das vítimas ainda estão muito fragilizadas em decorrência do ataque que sofreram. Várias precisarão de apoio psicológico. Os médicos deverão prescrever exames para verificação de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Há três dias as especialistas, enviadas pelo governo brasileiro, foram ao encontro das vítimas em quatro hotéis em Paramaribo (capital do Suriname) e em casa de amigos das mulheres.

A subsecretária de Enfrentamento Violência da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, afirmou que a tarefa desempenhada pelas assistentes sociais e a psicóloga é apenas a primeira etapa do trabalho. Segundo ela, vítimas de agressão sexual devem ser acompanhadas por especialistas no esforço para que se recuperem do trauma.

O ataque quilombola aos brasileiros, chineses e javaneses, teria sido motivado pelo assassinato de um deles. Um brasileiro, que ainda está foragido, é acusado de matar um integrante da comunidade quilombola em um restaurante de Albina (a 150 km de Paramaribo). De acordo com relatos, os quilombolas costumam vingar a morte dos seus com grandes ações.

Oficialmente não há registros de mortes. Mas alguns dos 15 mil brasileiros que vivem no Suriname afirmam que há desaparecidos. Por questão de segurança, a Embaixada do Brasil em Paramaribo retirou os brasileiros da área de Albina. O governo do Suriname mantém o reforço do policiamento em Albina e em outras regiões consideradas de risco.

Fonte: Agência Brasil