Sem categoria

75% dos internautas do Vermelho apoiam asilo a Cesare Battisti

Se depender da opinião dos internautas do Vermelho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve conceder asilo para o ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti. É o que revela uma enquete promovida pelo portal e encerrada na manhã deste domingo (17).

Por André Cintra

Dos 3.870 internautas que participaram da votação, 2.929 (75,68%) apoiam a concessão do asilo a Battisti e apenas 706 (18,24%) preferem sua extradição. Houve ainda 235 votos (6,07%) na opção “Tanto faz, qualquer decisão é válida”. A pesquisa não tem amostragem.

A Justiça italiana condenou Battisti à prisão perpétua pela suposta autoria de quatro assassinatos cometidos durante a década de 70 — os “anos de chumbo” no país europeu. Na época, Batistti era militante do Movimento Armado pelo Comunismo.

O ex-guerrilheiro está no Brasil desde 2004. Ao ser preso do país, três anos depois, foi considerado “refugiado político” pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal, que, em novembro de 2009, aprovou a extradição, mas deixou a decisão final para Lula.

Franklin Martins, ministro da Comunicação Social, chegou a declarar que o presidente seguirá a tradição brasileira e dará asilo definitivo a Battisti. Reportagem publicada neste sábado (16) pela Folha de S.Paulo aponta que o governo italiano já negocia as condições da permanência da Battisti. Segundo o jornal, a Itália recuou e agora “pede que medo de ‘perseguição política’ não seja usado como razão” para um eventual asilo.

Leia também: Folha admite: Battisti ficará no Brasil, e Itália já se conforma