Salvador celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Religiosos de matriz africana, indígena, espíritas, budistas, islâmicos, batistas, dentre outros, participam nesta quinta-feira (21/01), de ato plurirreligioso, a partir das 14h, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro de Salvador. O evento é parte das atividades do Dia Nacional de Combate à Intolerância, e é promovido pela Unegro, com apoio da vereadora Olívia Santana, das secretarias estaduais de Dereitos Humanos, de Promoção da Igualdade, fundações Pedro Calmon e Gregório de Mattos.

Segundo a vereadora Olívia Santana, além das manifestações em defesa da livre escolha de culto, o ato contará com a presença de africanos e haitianos, quando será feito um desagravo ao povo do Haiti e “exortaremos os religiosos a se engajarem nas campanhas de levantamento de fundos em solidariedade às vítimas do terremoto e pela reconstrução daquele país”, disse. Olívia acrescentou que serão disponibilizados todos os contatos e contas para as pessoas fazerem suas doações.

Histórico

Em 2004, por iniciativa da vereadora Olívia Santana, foi instituído o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, Lei 6.464/04, in memória da Ialorixá Mãe Gilda do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Itapuã. Em 21 de janeiro de 2000, Mãe Gilda, sacerdotisa do Ilê Axé Abassá de Ogum, morreu de um enfarte fulminante, vítima da intolerância religiosa. Seu terreiro, o Abassá de Ogum, foi invadido por indivíduos que se consideram cristãos, com o pretenso objetivo de “exorcizá-la”.

A iniciativa da vereadora serviu de inspiração para que o deputado Daniel Almeida apresentasse um PL na Câmara Federal que instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, Lei 11.635/07.

Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Olívia Santana