Sem categoria

CMS aproveitará FSM para convocar grande assembleia em maio

Durante ativbidades do FSM em Porto Alegre (RS) e em Salvador (BA), a Coordenação dos Movimentos SOciais (CMS) convoca uma grande Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais para 31 de outubro e participa do debate sobre os rumos do FSM. A Rede Abraço de Radiodifusão Comunitária transmiirá ao vivo a mesa de abertura do FSM.

Em plenária nacional realizada em 23 de outubro de 2009 a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), definiu a realização de uma Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais em 2010, que terá o objetivo de consolidar um processo de debate para atualizar o Projeto Brasil e o papel dos movimentos sociais nas eleições 2010.

A CMS, que reune entidades dos movimentos sindical, estudantil, de luta pela terra, de mulheres, negro, LGBT, pela moradia, entre outros, aproveitará as atividades do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre (25 a 29 de janeiro) e em Salvador (28 a 31 de janeiro) para convocar entidades e militantes dos mais diversos movimentos sociais brasileiros para o que considera uma das mais importantes agendas do ano: uma Assembleia Nacional de Movimentos Sociais, a ser realizada em 31 de maio, em São Paulo (SP).

Movimentos em debate

A proposta da CMS é que os movimentos sociais presentes ao FSM de Porto Alegre e de Salvador consigam participar e mobilizar a assembleia dos movimentos sociais durante as edições do Fórum e lá convoquem esta grande Assembleia Nacional para 31 de maio. O objetivo é estabelecer um processo de debate nos estados e nas entidades que culmine com uma grande mobilização nacional, capaz de unificar a plataforma dos Movimentos Sociais em grandes bandeiras em atividade que pretende reunir milhares de militantes em São Paulo. Para a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Stumpf, este movimento visa fortalecer o papel dos movimentos sociais no debate de projetos para o Brasil que se dará neste ano.

Não por acaso, a data é exatamente na véspera da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), convocada pelas centrais sindicais para 1º de junho, também na capital paulista. A ideia é que uma mobilização contribua com a outra e que os debates também se entrelacem.

A assembleia dos movimentos sociais do FSM em Porto Alegre ocorre na sexta-feira (29/1), às 10h, na Usina do Gasômetro, e a assembleia do FSM em Salvador será no dia 31 de janeiro, a partir das 14h, no ginásio do sindicato dos bancários.

Qual o rumo do FSM?

O FSM em Porto Alegre começa hoje (25/1). O debate de abertura, previsto para as 11h, se dará em torno de uma avaliação e consequente debate sobre os rumos do FSM. Na mesa, haverá opiniões divergentes, entre os que defendem o formato atual do evento, como um de seus idealizadores, o empresário e ativista Oded Grajew, e aqueles que acreditam que o Fórum Social Mundial precisa definir bandeiras e ações a partir dos grandes consensos que estabelece, como é o caso do secretário de relações interncaionais da CUT, João Felício, e do sociólogo português Boaventura Souza Santos.

A Rede Abraço de Rádios Comunitárias transmitirá, diretamente da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial. A mesa de abertura, contará com a participação de Lilian Celiberti, Raffaela Bofini, Nandira Shah, Francisco Whitaker, João Antônio Felicio, João Pedro Stedile, Oded Grajew, Bernard cassen e Olivio Dutra.

De Porto Alegre, Luana Bonone