Sem categoria

Ministro  vai à Londres ver preparativos das olimpíadas de 2012 

O ministro do Esporte, Orlando Silva, viaja nesta quarta-feira (27) para Londres a convite da ministra britânica para as Olimpíadas, Tessa Jowell. Na capital inglesa, ele vai manter uma agenda focada, sobretudo, em contatos com o setor público, já que a cidade realizará as Olimpíadas de 2012 e o Rio de Janeiro se prepara para sediar os Jogos de 2016.

Para o ministro, a capital inglesa estabeleceu um modelo de governança que é uma das melhores práticas do gênero já adotadas na preparação dos Jogos Olímpicos. Ele quer conhecer também os mecanismos usados por Londres para estimular a participação do setor privado no evento.

Orlando Silva retorna ao Brasil no dia 30. Ele espera aproveitar a experiência dos britânicos para formular a função da autoridade pública olímpica (APO), que deverá ser criada no Brasil até abril e terá como atribuição principal assegurar que as obras e os equipamentos sejam entregues dentro dos prazos.

Além do encontro com Tessa Jowell, ele se reunirá com Gerry Sutcliffe, ministro do Esporte inglês; Lord Sebastian Coe, chairman (coordenador) do Comitê Organizador Local; e com John Arnitt, presidente da ODA, que é equivalente Autoridade Pública Olímpica no Brasil, cargo que será ocupado por Orlando Silva por determinação do presidente Lula.

Também faz parte da agenda do ministro do Esporte uma visita às obras do Olimpic Park e encontro com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Fonte: Agência Brasil