Frente de apoio a Dilma se reune em Alagoas

Reunidos na última segunda-feira (25/01), para um café da manhã na Pousada Colonial em Maceió, líderes de oito partidos da base aliada do presidente Lula avançam na discussão sobre a disputa eleitoral de 2010.

Café da manhã 2

Em prosseguimento às discussões que vem sendo feitas desde 2009, estiveram reunidos pela segunda vez já neste ano, representantes dos partidos que vem trabalhando na formação da frente que marchará unida em 2010, para dar sustentação à candidatura da ministra Dilma Roussef à sucessão do presidente Lula, e disputar o governo do Estado, com uma candidatura de oposição à reeleição do governo tucano.

Presentes o senador Renan Calheiros (PMDB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), os deputados federais Benedito de Lira (PP), Augusto Farias (PTB) e Maurício Quintella (PR), o suplente do senador Fernando Collor, Euclides Mello (PTB), o presidente estadual do PCdoB e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Maceió, Eduardo Bomfim, o presidente estadual do PT, Joaquim Brito, o vereador de Maceió Galba Novaes (PRB), dentre outras lideranças no estado.

Como fato novo na pauta do grupo, a recente reunião do ex-governador Ronaldo Lessa com o presidente Lula e a direção nacional do PDT no último dia 20/01, em Brasília, quando foi convocado pelo presidente para assumir a candidatura ao governo do estado. Na ocasião, foi discutida a situação de liderança nas pesquisas e participação fundamental na frente que vem se formando, do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, com quem Lula afirmou que conversaria, na construção do Projeto do Planalto de uma candidatura única e forte em Alagoas.

Segundo Ronaldo Lessa, ele, que a princípio tinha intenção de disputar uma vaga no Senado, atendendo ao presidente, dá prioridade a ser candidato ao governo, ressaltando que a realização disso depende de Cícero Almeida. “Se o Almeida desistir de ser candidato eu serei, mas isso ainda não está fechado. Caso contrário, será ele e eu irei apoiá-lo”, disse Lessa.

Segundo Renan, haverá uma conversa com o presidente nos próximos dias. “É importante aguardar porque o Cícero Almeida é um excelente nome e tem feito uma grande administração. É importante aguardar sua definição”, destacou Renan.

Euclides Mello, suplente do senador Fernando Collor (PTB), afirma que o que ficou definido no encontro foi que o grupo apoiará um só nome para o governo, mais nada. “Vamos aguardar o encontro do Cícero Almeida com o presidente para voltar a discutir” disse, acrescentando que a audiência com o prefeito ainda não foi agendada e que o grupo voltará a se reunir dois ou três dias depois.

Quanto às candidaturas ao Senado, há um excesso de bons nomes, segundo o senador Renan Calheiros, ele próprio candidato à reeleição. Mas para Joaquim Brito, presidente estadual do PT, “Não é necessário reduzir os candidatos para o Senado. Nossa posição é de apoiar o candidato ao governo do grupo, mas mantemos a candidatura do delegado Pinto de Luna”.

Para Eduardo Bomfim, também lançado candidato ao Senado, as discussões se desenvolvem com boas perspectivas para essa frente de peso pelo conjunto de partidos e de fortes lideranças que vem aglutinando. É normal que o processo de construção se dê aos poucos, o importante é manter a unidade deste bloco de oposição no Estado e de apoio à candidatura da base de sustentação do governo Lula à sua sucessão.

De Maceió,
Selma Villela.