Quartel-general das Olimpíadas 2016 será no Gustavo Capanema

O governador Sérgio Cabral anunciou no dia 29, após conhecer as obras do Parque Olímpico londrino (sede dos Jogos de 2012), onde será instalado o ‘QG’ do Comitê Organizador da Rio 2016 e da Autoridade Olímpica: o Palácio Gustavo Capanema, que foi sede do Ministério da Educação e da Cultura.

“Essa escolha é mais uma prova de que a preocupação com o legado já começou, porque o Palácio Gustavo Capanema é lindíssimo, um prédio projetado com equipe que incluiu Le Corbusier e que estava ali, ocioso, com pouco uso. Foi uma decisão extraordinária para o Rio de Janeiro, um grande presente para a cidade”, disse Cabral.

O governador acrescentou que “no ‘QG’, teremos a Autoridade Olímpica e o Comitê Organizador da Rio 2016 trabalhando juntos, como estamos vendo em Londres: governo e Comitê Olímpico atuando juntos. Isso é uma prova do que significa a integração. É mais uma prova de que estamos no caminho certo”.

O palácio Capanema, que pertence ao governo federal, foi solicitado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, para uso voltado aos Jogos Olímpicos. Pedido aceito pelo Ministério do Planejamento.

Depois de visitar o Parque Olímpico – que receberá mais de 180 mil pessoas por dia durante os Jogos -, o governador Sérgio Cabral, o ministro Orlando Silva e o presidente do comitê brasileiro Carlos Nuzman se reuniram com o presidente e o vice-presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, Sebastian Coe e Keith Mills, respectivamente.

O local tem os traços do arquiteto Le Corbusier – um dos mais importantes do século XX -, e os jardins projetados pelo paisagista Burle Marx. O prédio é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira.