Gaguim abre espaço para discurso de políticos

Após queixas, Gaguim abre espaço para discurso de políticos preteridos no primeiro dia de caravana.

O segundo dia do programa Acelera Tocantins teve início nesta sexta-feira, 5, com as atividades em Rio da Conceição, a 26 quilômetros de Dianópolis, às 7 horas. Os primeiros “ajustes no formato” começam a ser percebidos. O que inicialmente não era para ter discurso, passou nessa quinta-feira, 4, a contar com falas dos prefeitos e do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) em cada cidade. Já nesta sexta-feira além destas duas autoridades, o microfone foi aberto para outras pessoas.

Informações de bastidores dão conta de que alguns políticos teriam ficado insatisfeitos em ter passado o dia interior seguindo a caravana sem falar em nenhum dos palanques montados. As conversas iniciais eram de que os senadores João Ribeiro (PR) e Leomar Quintanilha (PMDB), secretário da Educação, teriam cobrado de Gaguim espaço para falarem. Ambos negaram ter feito pressão.

Quintanilha respondeu que a mudança resultou de um entendimento entre as lideranças e em função de Gaguim ter percebido que, no dia anterior, as atividades estavam adiantadas. Com isso, considerou não haver prejuízos em abrir o microfone para outras autoridades. Já Ribeiro afirmou que foi uma decisão de Gaguim.

O fato é que nesta manhã, Leomar, Ribeiro, os deputados federais Osvaldo Reis (PMDB) e Laurez Moreira (PMDB), e a líder do governo, Josi Nunes (PMDB), discursaram. Mais uma mudança em cima da hora. O que o governador teria decidido antes de começar o evento era que os dois senadores, um deputado federal e outro estadual – majoritários naquele município – iriam fazer uso da palavra por cinco minutos, cada um.

No final do primeiro evento – antes de seguir para Dianópolis – o governador disse ao CT que não se trata de uma mudança definitiva e que deve haver rotatividade de quem vai falar em cada cidade. (Patrícia Saturno)
Fonte: Cleber Toledo