PCdoB disputará cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas

A direção estadual do PCdoB em Alagoas definiu como prioritária a candidatura de Edvaldo Nascimento para o legislativo estadual nas eleições de 2010. Vereador em Delmiro Gouveia, Edvaldo é liderança comprovada no sertão alagoano e destaque na área da cultura no estado.

Edvaldo Nascimento

Edvaldo Francisco Nascimento iniciou sua vida política ainda garoto, como membro da Associação de Moradores do Bairro da Várzea, na cidade do Recife.

Nos anos 80 participou dos movimentos estudantis e culturais no município de Delmiro Gouveia, sendo eleito diretor de cultura da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA) e posteriormente tesoureiro da instituição.

Edvaldo foi eleito diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no Congresso realizado no Anhembi, em São Paulo, em 1992. Nessa mesma época foi dirigente na União da Juventude Socialista (UJS).

No ano de 2005 passou a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, tendo sido o vereador mais votado do município e proporcionalmente um dos mais votados do Brasil. A votação de Edvaldo nas eleições de 2004 foi 70% superior à do segundo vereador mais votado do município.

Na campanha de 2006 para o governo do Estado de Alagoas, foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela professora Lenilda Lima (PT), pela coligação que reunia os partidos PT/PCdoB/PSC/PL/PRONA/PRB e que foi a terceira mais votada no estado, numa disputa polarizada entre os candidatos Teotônio Vilela Filho e João Lyra.

Em 2008 foi eleito mais uma vez vereador em Delmiro Gouveia, com expressivo apoio dos setores progressistas da sociedade delmirense. No exercício de seu mandato vem apresentando projetos na defesa das camadas mais carentes da população.

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), especializou-se em psicopedagogia. Atualmente é mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor da rede estadual e municipal, Edvaldo tem uma militância dedicada à defesa da educação pública gratuita de qualidade e na valorização da cultura.

Sua paixão pelo resgate cultural vem desde a criação da Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), entidade que é uma referência cultural no Estado de Alagoas, tendo sido seu presidente por seis anos. Recentemente, foi produtor executivo do filme “Lá vem o Juvenal”, documentário que retrata a vida do jóquei alagoano, realizado com a articulação feita pela Fundação Delmiro Gouveia com outras entidades.

O filme conta a trajetória do vaqueiro que deixou o sertão de Alagoas ainda na adolescência e foi para a cidade grande, o Rio de Janeiro, transformando-se em renomado profissional de corridas de cavalos, vencedor do Grande Prêmio Brasil de Turfe por cinco vezes. Com o título “Lá vem o Juvenal!”, o curta leva o mesmo nome do bordão que marcou a carreira do jóquei, criado por Hernani Pires Ferreira, locutor oficial de corridas no Hipódromo da Gávea. Para Edvaldo Nascimento “Essa história do Juvenal é um resgate da história de Alagoas, de um sertanejo que venceu”.

Segundo a direção local, o PCdoB prepara-se para a batalha eleitoral de 2010 "com a empolgação de sua militância para a eleição do deputado estadual Edvaldo Nascimento, buscando resgatar a cadeira na Casa de Tavares Bastos que já foi ocupada por Eduardo Bomfim, de 1983 a 1986, na oposição ao regime militar".

De Maceió,
Selma Villela