Sem categoria

PCdoB se solidariza com partidos do Irã contra onda de repressão

Entre as notas e resoluções aprovadas neste final de semana durante reunião do Comitê Central do PCdoB está a moção de solidariedade ao Partido Comunista Tudeh, do Irã, e a outras forças progressistas em luta no país devido à “repressão, prisões e mortes de manifestantes e militantes". A nota diz ainda que " tais fatos ocorrem num contexto da escalada de ingerências e hostilidades do imperialismo estadunidense e demais potências imperialistas para desestabilizar o Irã. Leia o documento a seguir.

Moção de Solidariedade

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil manifesta solidariedade ao povo iraniano, ao Partido Comunista Tudeh do Irã e outras forças progressistas em sua luta em defesa da soberania nacional, da paz, dos direitos sociais, da liberdade política, dos direitos humanos e da justiça.

Os comunistas brasileiros condenam a repressão, prisões e mortes de manifestantes e militantes. Tais fatos ocorrem num contexto da escalada de ingerências e hostilidades do imperialismo estadunidense e demais potências imperialistas para desestabilizar o Irã. O PCdoB reafirma a defesa da soberania nacional iraniana e o direito do seu povo à autodeterminação. O uso da força contra o povo, os comunistas e as forças progressistas enfraquece a unidade nacional e favorece a tática insidiosa do imperialismo em busca de pretextos para intervir no país.

O Comitê Central do PCdoB manifesta-se em favor do diálogo e da pacificação da situação interna do país.

O Comitê Central do PCdoB condena as pressões, chantagens e ameaças provenientes do imperialismo norte-americano e seus aliados contra o Irã, o que põe em perigo a paz e a segurança não somente na região do Oriente Médio e do Golfo arábico-pérsico, mas em todo o mundo.

Reafirmamos a luta pela soberania nacional e a autodeterminação dos povos, princípios fundamentais do direito internacional.

No Brasil e na América Latina o povo iraniano encontra nos governos progressistas importantes parceiros na defesa da soberania, da liberdade, da paz e do progresso.

São Paulo, 7 de fevereiro de 2010.

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil