Sem categoria

PCdoB se reúne em Brasília com diversos partidos amigos

Por ocasião da realização do 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), na última semana, em Brasília, a Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB foi convidada a participar do Seminário Internacional que precedeu o evento, voltado para as delegações estrangeiras que lá estiveram presentes. Nesta oportunidade, o PCdoB manteve contatos com diversos Partidos comunistas, socialistas e antiimperialistas visando a troca de idéias e impressões sobre temas de interesse comum.

O Seminário Internacional realizou-se na quinta-feira, (18), e se constituiu de duas mesas. Pela manhã, a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, junto com os dirigentes petistas Ricardo Berzoini e José Eduardo Dutra fizeram exposições sobre a situação nacional e as perspectivas do quadro político. Dilma também respondeu questões das delegações estrangeiras, várias delas sobre política externa.

Na parte da tarde, fizeram suas exposições o chanceler Celso Amorim, o assessor do presidente da República, Marco Aurélio Garcia, e o professor Emir Sader, que compuseram a mesa de debate sobre a situação da América Latina, a política externa brasileira e a situação internacional em geral.

Na sexta-feira, (19), a direção do PCdoB recebeu em almoço o responsável pelo Departamento Internacional do Partido Comunista de Cuba, Jorge Martí Martinez, acompanhado do responsável pelo Cone Sul, Orlando Silva e por Maria Antonia Ramos, conselheira política da Embaixada Cubana em Brasília. Pelo PCdoB estiveram o presidente nacional Renato Rabelo, Ricardo Abreu “Alemão”, novo Secretário de Relações Internacionais, Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional e Pedro Oliveira, assessor da presidência do Partido.

No mesmo dia, a mesma representação do PCdoB, liderada por seu presidente e pelo secretário de Relações Internacionais se reuniram com delegação do Partido Comunista do Vietnã, liderado por Le Huu Nghia, presidente da Academia Nacional Ho Chi Minh, do PCV e por Duong Minh, diretor geral para América Latina, África e Oriente Médio do PCV.

Na quinta-feira, pela noite, Ricardo Abreu, Ronaldo Carmona e Pedro Oliveira já haviam recebido Mohamed Odeh e Nassim Alam, da direção do Movimento de Libertação Nacional Al Fatah, da Palestina, na sede nacional do Partido, em Brasília.

A Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB esteve em contato com todos os Partidos Comunistas presentes, como o PCA (Argentina), na figura de Patrício Echegarray, seu secretário-geral, com o PC do Chile, com o Partido Comunista Português, com o PC Espanhol e com o PC Francês, além das representações da Embaixada da República Popular da China e da República Popular Democrática da Coreia.

A representação do PCdoB também se reuniu com vários outros partidos, como o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), com o qual atualizou temas de interesse comum.

Na noite de domingo, Ricardo Alemão Abreu e Ronaldo Carmona se reuniram, num restaurante de São Paulo, com Rosa Rabiais, do Comitê Central do Partido Comunista Português, além de outros militantes do PCP. Ao longo desta semana, ainda serão recebidos na sede do Comitê Central, em São Paulo, as representações do Die Linke alemão e do Partido Comunista Japonês.

Reunião dos Partidos Socialistas

Ricardo Abreu “Alemão” e Ronaldo Carmona também participaram representando o PCdoB, na qualidade de observadores, do encontro da Coordenação Socialista Latino-americana (CSL), fórum que reúne vários Partidos Socialistas da América Latina. A reunião, realizada na sede da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, realizou-se na quarta-feira de cinzas, em Brasília, e discutiu amplamente a atual situação política latino-americana.

Da redação local