Carlos Eduardo é o melhor nome para enfrentar a candidata do DEM

Em matéria veiculada no Jornal de Hoje, o Presidente Estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto, defende o apoio a Carlos Eduardo para governador, e considera o ex-prefeito de Natal um nome com forte poder de mobilização na capital, condição essencial para enfrentar a candidata do Partido dos Democratas.

Antenor Roberto
O presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Antenor Roberto, está defendendo uma grande mobilização popular em Natal e na Grande Natal, comandada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo, com vistas às eleições de outubro. Segundo ele, a capital do Estado será determinante para vencer o pleito deste ano e quem reúne mais condições para mobilizar esse eleitorado é uma candidatura do ex-prefeito de Natal. ‘‘O PCdoB entende que a candidatura para derrotar Rosalba Ciarlini é a de Carlos Eduardo’’, disse o presidente do PCdoB, acrescentando que o seu partido tem posição diferente do PT, que considera como ‘‘preferencial’’ a pré-candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do PSB.

No entendimento do dirigente partidário, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, representa a renovação da classe política, realizou um bom trabalho à frente da Prefeitura Municipal de Natal e tem poder de mobilização na capital do Estado, daí poder enfrentar a candidata do DEM em condições de igualdade com chances reais para vencer as eleições, revertendo, assim, um quadro de vantagem nas pesquisas de opinião pública que se verifica no momento. ‘‘Temos que colocar Natal dentro de um movimento popular que empolgue o eleitorado para que não se repita 2008. Com uma candidatura ousada e que apaixone, visando enfrentar as grandes coligações como fez Wilma de Faria em 2002'’, ressaltou, referindo-se ao insucesso eleitoral da candidata do PT, a deputada Fátima Bezerra que perdeu a elkeição para a atual prefeita Micarla de Sousa, do PV.

UNIFICAR O PALANQUE

Considerando o PCdoB um partido que faz parte da base aliada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e, portanto, defensor da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff ao Governo Federal, Antenor Roberto diz ter informações de que o presidente e a ministra chefe do Gabinete Civil pretendem unificar o palanque no Rio Grande do Norte, e, se por acaso, for decidido que a base aliada terá duas candidaturas a governador, com Carlos Eduardo pelo PDT e Iberê Ferreira pelo PSB, Lula e Dilma não subirão em dois palanques, e tentarão reunir todos os partidos aliados no mesmo palanque.

FATOR LULA

Antenor Roberto entende que a sucessão estadual deve ter aproximação automática com a nacional, já que o prestígio do presidente Lula está sendo determinante para colocar a candidata Dilma Rousseff em condições de igualdade com seu opositor nesse primeiro momento com perspectiva de ultrapassar José Serra e vencer as eleições presidenciais. ‘‘Esse fenômeno poderá perfeitamente acontecer no Rio Grande do Norte’’, disse ele.

CHAPA PROPORCIONAL

Referindo-se à chapa proporcional, Antenor Roberto disse que o PCdoB deverá apresentar uma nominata própria na expectativa de eleger um ou dois deputados estaduais. Existe também a possibilidade do partido fazer coligação com o PDT, apresentando nomes para deputado estadual, como o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, Flaviano Monteiro, professoras Francisca Neide e Justina Iva, Gutemberg Dias, Mario Morais, entre outros. Para deputado federal, ele cita os nomes de Canindé de frança e Walter Fernandes.

Fonte: Jornal de Hoje