Encontro discute políticas públicas para juventude
Nos dias 5 e 6 de março, Salvador é sede do I Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude. Promovido pelo Conselho Estadual de Juventude – Cejuve, em parceria com a Coordenação Estadual de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais – Serin, o encontro busca ampliar e consolidar a rede de conselhos de juventude na Bahia.
Publicado 23/02/2010 19:19 | Editado 04/03/2020 16:20
Em pauta, as estratégias de fortalecimento dos canais de diálogo entre o Cejuve, os conselhos municipais, a Coordenação de Juventude e os gestores municipais de juventude. As discussões se estendem, também, às políticas e programas dos governos Estadual e Federal direcionadas ao segmento. “Será um momento importante para consolidar a política estadual de juventude, envolvendo governo e municípios numa troca de experiências sobre o que já existe e o que ainda pode ser feito”, afirmou o presidente do Cejuve, Juremar Oliveira.
As inscrições são gratuitas, mediante preenchimento completo do formulário e envio para o email [email protected]. Serão disponibilizadas vagas para conselhos municipais de todo o estado. Cada um deverá indicar, no mínimo, dois conselheiros: um da sociedade civil e outro do poder público, respeitando a paridade de gênero. “Para os municípios que não tiverem conselho de juventude, sugerimos que a prefeitura indique o seu representante; se possível, um gestor de programas de juventude. No caso da sociedade civil, sugerimos que as organizações juvenis existentes no município reúnam-se e indiquem o devido representante”, explica Oliveira.
Programação
A palestra de abertura, na manhã de sexta-feira, traz o Secretario Nacional de Juventude, Beto Cury, e o Coordenador Estadual de Juventude, Eden Valadares, tratando sobre a política nacional e a política estadual de juventude. Na parte da tarde, uma mesa temática aborda a implantação e o funcionamento de conselhos municipais, esclarecendo as principais dúvidas quanto aos objetivos, concepção, tipos de conselho e os aspectos legais. O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Davi Barros, divide a mediação com Juremar Oliveira, antes do debate ser aberto ao público para troca de experiências. No sábado, as discussões são sobre políticas públicas para a diversidade sexual. O encerramento fica por conta da leitura da Carta Salvador, com o saldo e resoluções do Encontro.
De Salvador,
Camila Jasmin