Luciana Santos representa PE no encontro de secretários de CT&I

A secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Luciana Santos, irá representar o Estado no Fórum Nacional promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I que acontecerá nesta quinta (25) e sexta-feira (26/2), no Pirâmide Natal Resort & Convention, na capital do Rio Grande do Norte.

Luciana Santos, Olinda

Durante o encontro, a secretária pretende contribuir com o debate em torno das principais questões a serem levantadas nesta edição do Fórum que terá a área de saúde como foco. Qual a importância da ciência e tecnologia para a área da saúde? Como os setores ligados à tecnologia e à inovação podem colaborar para a saúde do povo brasileiro? Quais são os mecanismos de financiamento para as pesquisas em saúde no país? Serão algumas das questões a serem discutidas.

Representantes dos sistemas de ciência e tecnologia de todo o Brasil, juntamente com autoridades da saúde, farão uma exposição sobre o atual Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Saúde. No encontro, será promovido um painel sobre o assunto, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães; do Consultor do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, Fernando Cupertino; e do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, entre outros especialistas.

Também ocorrerão debates sobre a 4ª Conferência Nacional de CT&I, que acontece em maio. Haverá ainda um painel sobre as agências financiadoras de projetos de CT&I, com a presença de representantes do CNPq, da Finep, do BNDES, do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia.

Os debates serão mediados pelo presidente do Consecti, René Teixeira Barreira; pelo presidente do Confap, Mário Neto; e pelo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I, Silvio Ramos.

Serviço: Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais

Local:
Pirâmide Natal Resort & Convention – Natal (RN)
Data: 25 e 26 de fevereiro de 2010 (quinta e sexta)
Hora: 9h30

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente- PE.