PCdoB e PT goiano pregam união da base de Lula

Os presidentes do PCdoB e do PT goiano conversam sobre eleições 2010.  

 Na tarde da última quarta-feira, 24 de fevereiro, o presidente do PCdoB-GO, vereador Fábio Tokarski se reuniu com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, o médico e professor universitário Valdi Camárcio.

A conversa ocorreu na sede do Diretório Estadual do PT, e tratou sobre o pleito eleitoral deste ano. Camárcio disse que o PCdoB sempre foi um partido aliado, e que espera que isso continue em 2010. “Nós e os companheiros do PCdoB temos uma trajetória de trabalho, juntos, vitoriosa em Goiás”, afirmou. Ele disse ainda que pretende conversar com todos os partidos da base de sustentação do Governo Lula.

Tokarski disse que foi um encontro prazeroso entre dois dirigentes que se conhecem há anos. “Na gestão do Prefeito Darci Accorsi ele foi Secretário de Governo, eu fui Secretário de Obras e sempre tivemos uma relação de respeito, de apreço”, lembrou. O vereador classificou como generosa, a posição do PT goiano frente ao embate eleitoral de outubro deste ano. “É uma leitura de compreensão de que é preciso ter a capacidade de unir mais setores. Há um entendimento de que o Brasil é maior do que Goiás, e que as questões nacionais devem ser equacionadas primeiro”, reiterou.
O objetivo de ambos os partidos é construir uma candidatura majoritária do campo de apoio ao Governo Federal, que seja capaz de vencer as eleições em Goiás. “Contamos que vamos vencer com Dilma presidente e, em Goiás, estamos montando uma chapa junto com o PMDB, PCdoB, PT e os demais partidos para que a gente possa também vencer”, disse Valdi Camárcio. Ele lembrou que os comunistas sempre foram “aliados de primeira hora” do presidente Lula, nos momentos de dificuldade e de conquistas.
O PT, que vinha lançando a idéia de candidatura própria ao Governo do Estado, com o nome do deputado Federal Rubens Otoni, parece ter se aberto a outras opções. Tokarski afirmou que a candidatura do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, é uma alternativa possível. “É preciso apoio do PMDB para a eleição de Dilma, mas por outro lado, é preciso também demonstrar apoio ao PMDB onde ele tem candidaturas viáveis”, falou se referindo ao PT. Ele falou que a vitória no Estado depende de uma ampla coalizão de forças políticas.
O vereador elogiou a mudança de postura do PMDB goiano. “O PMDB ficou por um período de ‘salto alto’ e, por isso, experimentou derrotas. Hoje o PMDB e o próprio prefeito têm a compreensão de que é preciso conjugar o verbo unir”, explicou. Ele disse que PT e PCdoB convergem no apontamento da necessidade de unir toda a base lulista no Estado.
Foi pré-agendada, ainda, outra reunião entre os partidos. Dessa vez com a participação da Direção Executiva do PT e da Comissão Política do PCdoB. O objetivo, para Tokarski, é “construir soluções no que tange não só a união, mas, também, de um programa que, vitorioso, seja aplicado, e que se estabeleçam compromissos com a sociedade”. Para ele, é preciso transformar o alto desenvolvimento industrial do Estado de Goiás em desenvolvimento econômico com distribuição de renda, geração de empregos e preservação do Cerrado. “O desafio é grande pela frente”, concluiu.
Da redação local,

Paulo Victor Gomes