Sem categoria

Datafolha: mulheres e jovens ainda são desafio para Dilma

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (28) no jornal Folha de S.Paulo mostra que a campanha de Dilma Rosseff deverá direcionar especial atenção para as mulheres, para os jovens de 16 a 24 anos e eleitores com escolaridade fundamental.

No caso da intenção de voto do sexo feminino, Serra recebeu 34% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 24%.

No caso dos jovens entre 16 e 24 anos, Serra recebeu 38% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 28%.

No caso dos eleitores com escolaridade fundamental, Serra recebeu 31% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 26%.

Tais resultados mostram, também, que o potencial de crescimento de Dilma é previsível, visto que:

– sendo candidata mulher poderá, na campanha, ter melhor e maior comunicação com o eleitorado feminino;

– jovens entre 16 e 24 anos tendem a encarar o tema eleições nas proximidades das mesmas e são uma população que recebe atenção especial do governo federal;

– eleitores com escolaridade fundamental tendem a ser menos informados por meios de comunicação, tendem a encarar o tema eleições nas proximidades das mesmas e, claramente, compõem uma população que recebe atenção especial do governo.

Observem os dados abaixo (por Clovis Campos, no blog do Nassif):

DISTRIBUIÇÃO ETÁRIA

De 16 a 24 anos

Serra -38%
Dilma – 28%
Ciro -10%
Marina -8%

De 25 a 34 anos
Serra – 33%
Dilma – 29%
Ciro – 15%
Marina – 8%

De 35 a 44 anos
Serra – 32%
Dilma – 29%
Ciro – 12%
Marina – 9%

De 45 a 59 anos

Dilma – 29%
Serra – 26%
Ciro – 14%
Marina – 10%

60 ou mais
Serra – 31%
Dilma – 24%
Ciro – 12%
Marina – 6%


DISTRIBUIÇÃO POR GÊNERO

Mulheres
Serra – 33%
Dilma – 24%
Ciro – 12%
Marina – 9%

Homens
Serra – 32%
Dilma – 32%
Ciro – 13%
Marina – 8%

DISTRIBUIÇÃO POR ESCOLARIDADE

Fundamental
Serra – 31%
Dilma – 26%
Ciro – 12%
Marina – 7%

Médio
Serra – 33%
Dilma – 30%
Ciro – 13%
Marina – 9%

Superior
Serra – 36%
Dilma – 29%
Marina –13%
Ciro – 10%

Colaborou: Marcos Verlaine, com agências