Oficina de Teatro Procópio Ferreira está com inscrições abertas

Começou esta semana o período de inscrição para quem quer estudar a arte da dramaturgia na Oficina Permanente de Teatro Procópio Ferreira. A instituição vem formando, há mais de duas décadas, toda uma geração de atores e diretores de teatro que atuam e influenciam o cenário cultural da capital e do Estado. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Theatro 4 de Setembro, que fica na Praça Pedro II, a partir das 10 horas.

A Oficina Procópio Ferreira é uma das ações de incentivo e qualificação na área do teatro desenvolvida pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através da realização de cursos com aulas gratuitas, montagem de peças e participação em festivais.

A oficina é ministrada pelo instrutor Luciano Brandão, que é diretor de teatro e participa da mesma há 10 anos. As aulas são ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h, no Theatro 4 de Setembro, no período dos meses de março a outubro de cada ano, proporcionando condições para que estudantes de teatro e a comunidade desenvolvam uma atividade artística cultural que interfira diretamente no seu desenvolvimento pessoal, tornando-o um ser mais criativo, expressivo e consciente. Além da possibilidade da montagem de um espetáculo (peça) teatral.

É também desenvolvido no curso a ampliação do conhecimento histórico sobre o teatro, além de leitura dramatizada, interpretação, expressão corporal, trabalho de voz, inibição, criatividade e montagem de espetáculos. Como resultado de todo esse trabalho, ano passado, a classe artística elegeu a montagem da peça A Mulher Sem Pecado, do grande dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues como a melhor de 2009.

Essa é, na verdade, a terceira peça de Nelson Rodrigues que a Oficina Procópio Ferreira apresenta ao público piauiense. Há três anos que a oficina vem estudando e montando os textos do dramaturgo, se constituindo, atualmente, num dos grupos de teatro especializados na obra de Nelson.

Segundo o instrutor da oficina, Luciano Brandão, a expectativa é a oficina continuar nessa trilha, investindo em formação de qualidade e procurando desenvolver um trabalho consistente para que os futuros atores do Piauí tenham, ao mesmo tempo, uma visão ampla do mundo do teatro e possam também estudar de forma específica um grande autor.

Para mais informações entrar em contato com o Theatro 4 de Setembro, nos telefones (86) 3222 7100 e 3222 7075 ou diretamente com o instrutor, Luciano Brandão, nos telefones (86) 3223 2325 e 8808 8275.