Sem categoria

Vaccarezza: "Azar de Serra é que povo quer continuidade"

Lideranças do PT e PSDB concordam num ponto: a oficialização da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República, contribuiu para o crescimento da petista na última sondagem do Datafolha. Para o líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), "o azar do (José) Serra é que o povo quer continuidade".

A pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro, aponta que a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, alcançou 28% das intenções de voto. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 32% das intenções. A diferença entre Dilma e Serra caiu de 14 para 4 pontos percentuais, em comparação com a última pesquisa do Datafolha, publicada em dezembro do ano passado.

Antes de analisar os dados, em conversa com Terra Magazine, Cândido Vaccarezza ressalva que é "uma pesquisa e não o resultado da eleição". Ele vincula o crescimento da petista à aprovação do governo Lula.

– O que dá pra depreender desse retrato, dessa fotografia, é que cada vez que a população vai conhecendo a Dilma, vai apoiando a Dilma para presidente. A população também percebe que ela é a única que pode consolidar as conquistas políticas, econômicas e sociais do governo Lula, e pode aprofundá-las. O povo do Brasil melhorou de vida e vai identificando Dilma com o governo. Pelo que as pesquisas mostram, ele quer a continuidade do governo. Isso é o azar do Serra. Quando ele foi candidato (contra Lula, em 2002), o povo queria mudança. Agora quer continuidade. É o azar de Serra – enfatiza.

Vaccarezza reconhece que o atraso do PSDB em definir seu candidato pode ter influenciado o fortalecimento de Dilma, mas esse seria "um aspecto secundário".

Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra declara a Terra Magazine que a campanha tucana deve crescer com o lançamento oficial de José Serra e a propaganda partidária. "Depois nós vamos ter televisão, vamos ter candidato, vamos ter lançamento e eles não terão", diz Guerra (leia mais).

Fonte: Terra MagazineClaudio Leal