Comunista é escolhida a primeira mulher a presidir o CES

O Conselho Estadual de Saúde (CES) escolheu nesta quarta-feira, 24, a nova diretoria. Luzia Bessa foi eleita para presidência e Alexander Henrique Gurgel ficou como vice-presidente para mandato de um ano, renovável por mais um. A eleição aconteceu no auditório da Secretaria do Estado da Saúde Pública (SESAP).

Luzia
A Comunista Luzia Bessa é a primeira presidente mulher do CES, como também a primeira profissional de saúde que reside fora da capital do Estado, já que atua como enfermeira no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. No Conselho, Luzia Bessa também será a representante do Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Já seu vice, Alexander Henrique, é o representante da Federação dos Trabalhadores Rurais do RN (FETARN).

A nova diretoria declarou que entre os seus principais objetivos, pretende efetivar uma reestruturação do Conselho, inclusive em termos de expansão. “Vamos incentivar a participação de pelo menos um representante de cada conselho municipal de saúde nas plenárias do conselho estadual”, explicou Luzia Bessa. Ela também terá prioridades na capacitação dos conselheiros através de cursos, encontros e seminários.