Nascente do Rio Araguaia ganha homenagem

Nascente do Araguaia ganha homenagem à união dos Estados do Centro-Oeste brasileiro. Termo de Compromisso foi assinado para construção do monumento, localizado em Mineiros, no encontro da cidade goiana com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O presidente Estadual do PCdoB, vereador de Goiânia Fábio Tokarski foi um dos signatários, como testemunha, do Termo de Compromisso assinado pelas prefeituras de Mineiros (GO), Alto Taquari (MT) e Costa Rica (MS) para a construção de um monumento que expresse a união dos Estados do Centro-Oeste brasileiro e a defesa do Cerrado. A assinatura ocorreu na manhã do último sábado, 27 de janeiro, em Mineiros.

A iniciativa das três prefeituras que estão na região conhecida como tríplice fronteira – pois é o encontro dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – foi parabenizada por Tokarski, que ao se manifestar durante o ato, lembrou que quando exerceu o cargo de deputado Estadual, promoveu diversas iniciativas pela união do Centro-Oeste brasileiro, em particular pela reorganização da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Segundo Tokarski, “é preciso conjugar mais o verbo unir, afirmar a unidade da região Centro-Oeste. Devemos seguir o exemplo dos brasileiros que moram na região compreendia pelos nove estados que estão entre o Maranhão e a Bahia, conhecidos como nordestinos, que sempre estiveram irmanados em várias lutas e por objetivos que lhes são comuns; bem como o exemplo dos povos do norte, chamados de amazônicos, unidos pela defesa da Floresta Amazônica e por um desenvolvimento sustentável; e ainda a unidade existente entre os estados do sul do país, que capitanearam o processo de descentralização da industrialização do país”.

O parlamentar destacou que temos muito em comum para defender: o Cerrado. “Aqui encontra-se o berço das águas do Brasil – o Araguaia, o São Francisco, entre outros, por exemplo, nascem no Centro-Oeste; a Ferrovia Norte-Sul que poderá unir não só a região, mas afirmar a integração do país. A identidade do Centro Oeste é fruto da cultura de todos os brasileiros que para cá vieram, além dos índios, dos negros e dos europeus dos primórdios de nossa formação como país”, disse Tokarski. E por fim, afirmou aquele momento como sendo “histórico”, e que o monumento a ser construído, em área próxima ao Parque Nacional das Emas, ajudará a região e o país a conhecer “melhor o Cerrado, para amá-lo”.

Na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso estavam presentes os representantes das três prefeituras da região, Aderaldo Cunha Barcelos, de Mineiros (GO), Sérgio Luis Nascimento, de Costa Rica (MS) e Veroci Sconi, de Alto Taquari (MT), além de vereadores, secretários, o diretor do Parque Nacional das Emas, Marcelo da Silva Cunha, além de lideranças de toda a região. Todos parabenizaram o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Mineiros, Martiniano José da Silva, idealizador e formulador do Termo de Compromisso.

Fonte: Flávio Vilar
www.fabiotokarski.com.br

Foto: Hedmilson Ornellas