Para Mantega taxa de juros não deve subir

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que não acredita que o Banco Central esteja planejando aumentar a taxa de juros básicos (Selic). Segundo ele, isso só deverá ocorrer caso a economia comece a crescer acima do previsto. 

“Eu tenho visto as declarações do presidente Meirelles [Henrique Meirelles, presidente do Banco Central], e  ele está tranquilo. Várias vezes ele falou que a projeção de crescimento do PIB é 5,8%. Ele já disse para mim e para a imprensa :'é possível um crescimento de 5,8% sem pressão inflacionária'”.

Mantega disse ainda que o aumento da demanda interna não provocará o aumento da inflação. Segundo ele, as empresas estão realizando os investimentos necessários para atender o consumo dos brasileiros, que deverá crescer entre 7% e 7,5% neste ano. “Os empresários demonstraram que são capazes de reagir ao uma pressão da demanda”, disse.

O ministro também minimizou a alta da inflação verificada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês de janeiro.De acordo com Mantega, o aumento foi causado por fatores sazonais, como o reajuste das mensalidades escolares e a perda de produtos agrícolas por causa das chuvas.

“Isso estava já dentro das possibilidades. Então vejo que a partir de março a inflação vai para outro patamar. O IPCA deu 0,75% em janeiro. Em fevereiro ainda vai ficar um pouco alto. Em março já volta para 0,30% ou 0,35%, em uma estimativa aproximada”, avaliou.