Sem categoria

Renato Rabelo: “Pré-candidatura da Dilma se afirma e cresce”

Está reunida em São Paulo a Comissão Política do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil. Na pauta, o anúncio do apoio da legenda à pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, o calendário de convenções estaduais e nacional para a definição das chapas majoritárias e proporcionais, a homenagem dos comunistas ao Dia Internacional da Mulher, cujo centenári o transcorre neste ano, e questões da vida interna do Partido.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do PCdoB Renato Rabelo analisou o quadro político e anunciou o projeto eleitoral dos comunistas para as eleições de 2010. Segundo ele, “a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff se afirma e cresce”. Isto vai gerando uma “força centrípeta”, passando a influir nas definições políticas dos partidos e levando instabilidade à aliança oposicionista.

O presidente do PCdoB afirma que o PT dá um passo adiante com a proposta de demarcar campos e inclinar-se mais à esquerda. “É algo positivo no quadro da luta política e ideológica”, disse Renato, numa situação em que as forças conservadoras e a grande mídia procuram embaralhar os fatos com a exaltação dos “pais da Nova República”, supostamente precursores do momento que o país está vivendo, como se em 2002, com a eleição de Lula não tivesse sido aberto um novo ciclo político que representa um projeto novo, inteiramente distinto do projeto neoliberal, executado nos anos 1990 sob a liderança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nesse quadro, o presidente do PCdoB declarou ter convergência com a opinião do presidente Lula de que a eleição presidencial de 2010 tem caráter plebiscitário e de escolha entre os dois projetos: o conservador neoliberal da era FHC e o nacional, democrático, popular e de desenvolvimento da era Lula.

Enquanto isso, a oposição conservadora encontra-se sem programa e desunida, o que cria temporariamente uma situação favorável às forças progressistas. A reunião da Comissão Política transcorre durante toda a sexta-feira (5). Suas resoluções serão publicadas pelo Portal Vermelho ainda hoje.

Da Redação