Sem categoria

Como o "burguês" Nelson Rodrigues desmascarou a burguesia

Nelson Rodrigues, através de seus escritos, revelou a vida luxuriante da burguesia e sua classe média, ou, segundo Karl Marx, pequena burguesia. Desnudou para os brasileiros a vida existencial, hipócrita e amoral desta elite de forma tão realista que escandalizou a sociedade de sua época.

Por Ari de Oliveira Zenha, na Caros Amigos

Ao desmascarar a vida moral e ética destas classes, expôs à sociedade o que ocorre e o que representa o modus de vida sem sentido, mesquinho, amoral, aético e vulgar da face oculta desta e de sua classe média.

Seus textos e sua dramaturgia transitam pelo submundo da desumanidade, dos desejos e realizações da família licenciosa da burguesia e sua classe média. Ele revelou a anatomia do processo de deterioração moral e dos costumes da sociedade burguesa nacional sem o mínimo de subterfúgio.

Com a faca afiada de sua caneta, esquartejou e jogou de volta a essa sociedade as suas entranhas fundadas na mediocridade dos falsos sentimentos e de sua existência de desventuras enraizadas em uma intrigada trama de interações burlescas e caricaturais da decadente sociedade capitalista.

O deleite destas duas classes é posto a nu de forma clara que as próprias classes protagonizadas se viram como um espelho diante de si mesmas, com toda clareza e frivolidade que lhe são peculiares.

Rodrigues, ao retratar a vida da burguesia e de sua classe média, colocou através de seus relatos o verdadeiro lugar em que estas classes devem estar; no corpo putrefato da sociedade burguesa.

Nelson Rodrigues sempre foi um ardoroso defensor do capitalismo e de sua classe, a burguesia, mas, ao retratar em seus escritos o modus de vida desta, talvez, sem querer, desnudou a burguesia e sua classe média exibindo-as na sua essência existencial e expondo-as diante de si mesmas, com toda a pungência e ironia cáustica que lhe era peculiar.

Possivelmente o seu legado esteja em seus escritos que retratam com agudez a classe burguesa e sua classe média que serviu como motivo de indignação do hipócrita moralismo pequeno burguês, pois, como dissemos anteriormente, expôs as entranhas existenciais destas classes com tamanha objetividade e riqueza de figuras e situações, revelando tal acuidade que a sociedade o repudiou.

Embora estas constatações possam ter embasamento histórico e real, os escritos de Rodrigues não perdem sua validade com as revelações intrigantes da vida existencial decadente das classes dominantes do capitalismo nacional. Talvez a criatura tenha se voltado contra seu criador!

* Ari de Oliveira Zenha é economista