Cariri: Oficina ensina a criar instrumentos musicais com papelão

O Ponto de Cultura Centro de Cultura Popular de Juazeiro do Norte Mestre Noza amplia seu raio de atuação e oferece oficinas também no Crato.

O músico mineiro Cláudio Mappa, através do Ponto de Cultura Mestre Noza, ministrará oficina de Criação de Instrumentos Musicais com Papelão na Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra, no Crato.

Com uma preocupação ecológica, a oficina buscará reaproveitar materiais que teriam como destino o lixo. De acordo com músico Cláudio Mappa, fazer um instrumento musical tendo como base o papelão pode ser muito fácil. “Basta colocar um pequeno pedaço de madeira ou graveto através da caixa e prender algumas linhas de nylon ou metal como cordas, eis um objeto sonoro”, ensina. Segundo o músico, qualquer iniciante pode fazer um instrumento com uma sonoridade interessante. Ele ainda destaca que existem muitas formas e modelos a serem criados. “Experimentá-los valendo-se dos diversos formatos do papelão encontrados no nosso lixo urbano é o propósito da oficina”, avalia.

O curso faz parte de uma série de atividades que está sendo planejada na escola visando aproximar a arte do cotidiano dos alunos. Ainda serão realizadas na escola, através da parceria como Ponto de Cultura Centro de Cultura Popular de Juazeiro do Norte Mestre Noza e o Coletivo Camaradas, as oficinas de: Colagem com o artista plástico Junior Errer (um dos nomes de destaque desta tipologia de arte); Modelagem em Papel Marchê com Cleo Souza (acadêmica de letras e artista plástica em recicláveis); e Ator Social com a atriz e integrante dos Camaradas, Lilian Carvalho.

A Oficina de criação de instrumentos será realizada no período de 10 a 12 de março, a partir das 14 horas, na Escola Polivalente do Crato.

Fonte: Blog Coletivo Camaradas