Dia da Mulher: Lei cria coordenadoria de políticas para mulheres

A Lei cria ainda as coordenadorias de juventude, igualdade racial, portadores de deficiência e idosos.

Cid Gomes Mulheres

No Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado dá um presente para a sociedade cearense. Nesta segunda-feira (08), o governador Cid Gomes sancionou a Lei Nº 13.875 que cria a Coordenadoria Estadual de Políticas para mulheres. A Lei é responsável pela articulação de todas as ações com foco na valorização, defesa de direitos e promoção da igualdade feminina no âmbito do poder público estadual. A coordenadoria ficará vinculada ao Gabinete do Governador e terá como gestora a defensora pública, Mônica Barroso. Na mesma Lei sancionada por Cid, também foram criadas as coordenadorias de políticas transversais relacionadas à juventude, à promoção da igualdade racial e às pessoas com deficiência e idosos.

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres também terá a tarefa de coordenar, em todas as secretarias estaduais, ações voltadas para a causa feminina. Segundo Cid Gomes estas ações devem estar presentes em todas as estruturas de governo. “O objetivo é acompanhar e fiscalizar, tanto na Capital, quanto no Interior, as questões referentes à mulher em todas as secretarias do Estado”, confirmou.

Em seu discurso o governador destacou a garra e a capacidade das mulheres cearenses e utilizou como exemplo, a farmacêutica Maria da Penha, que por sua coragem ajudou a criar a Lei Maria da Penha, um marco contra a violência doméstica. “A mulher vem dia após dia conquistando seu espaço e se destacando no cenário mundial. Hoje damos mais um importante passo para a valorização da mulher no Ceará”, concluiu o governador.

De acordo com a coordenadora Mônica Barroso, o Governo do Estado, por meio da Defensoria Pública, está ouvindo todos os setores da sociedade para a elaboração de um plano com o objetivo único de melhorar a qualidade de vida das mulheres cearenses. “Dessa forma temos a certeza de não estarmos sozinhos nesta causa. Muito obrigada pela confiança. Temos a certeza de que, a partir de hoje, a causa feminina no Ceará será melhor assistida e valorizada”, finalizou.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado