Sem categoria

Hip-Hop a Lápis recebe congratulações da Câmara de Marília

 Nesta terça feira 09 de março Toni C. foi notificado sobre os Votos de Congratulações ao Ponto de Cultura Hip-Hop a Lápis, pelo lançamento oficial do livro Hip-Hop a Lápis 2 – Literatura do Oprimido, realizado no dia 31 de janeiro de 2009 na cidade de São Vicente – SP. Ocasião em que se realizou o 3. Encontro Nacional da Nação Hip-Hop Brasil "Um Mergulho na História".

A sessão que apresentou a congratulações se realizou no dia primeiro de março pelo Vereador Sydney Gobetti de Souza e contou com o apoio de todos vereadores do município sob o texto:

"Considerando que esse é já o segundo livro lançado pelo Hip-Hop a Lápis e que a coluna na internet já tem centenas de artigos publicados de centenas de autores diferentes.

Considerando que o livro conta com artigos de sessenta autores, sendo a maioria deles moradores de periferia e ativistas do movimento Hip-Hop e que neste sentido a literatura tem sido um importante instrumento de emancipação social.

Considerando que o livro será distribuído gratuitamente ou vendido a preços populares com o dinheiro sendo revertido para a publicação de um próximo livro com novos autores, dando oportunidade para que mais autores possam publicar seus textos.

Considerando que o livro representa uma diversidade de temas abordados por autores dos mais diversos cantos, cores e escolaridades, mas com uma coisa em comum, a paixão pelo hip-hop e pela literatura. Os rappers, nomes conhecidos, os pesquisadores, os leitores, os fãs, todos juntos e misturados.

Considerando que o livro apresenta uma leitura única, direta com linguagem de moleque e profundidade de intelectual. Falam de ruas, drogas, sexo, violência policial e doméstica… enfim. Fala da vida oprimida pelo melhor ângulo.

Considerando que o livro é ilustrado pelo grafiteiro Thiago Vaz, com prefácio de Célio Turino (MinC), apresentado por Aliado G e Sérgio Vaz. São 80 textos distribuídos em 14 capítulos organizados por Toni C., jovem escritor e ativista que desenvolveu um novo conceitor em Literatura, a Literatura do Oprimido.

Considerando que entre os sessenta autores dois são de Marília, sendo estes André Gomes e Paulo Roberto Pereira [Paulinho Louco]."

O organizador do livro e do Ponto de Cultura Hip-Hop a Lápis, Toni C. se supreendeu com a homenagem: "Sempre fomos atuados pelo poder público com má notícias, intimações, mandatos, ordem de despejo e aviso de corte de água, luz… Precisamos começar a nos acostumar a receber boas notícias de nossas ações."
 

Não é a primeira vez que o Hip-Hop é homenageado pela Câmara do município de Marília. Em 22 de fevereiro o rapper Aliado G líder do grupo Face da Morte e presidente da Nação Hip-Hop Brasil foi congratulado em nome da entidade sob as seguinte alegações:

"Considerando que o 3. Encontro Nacional da Nação Hip-Hop Brasil foi o maior encontro já realizado pelo Hip-Hop brasileiro, contando com a presença de mil jovens participantes de diversos estados e municípios brasileiros, e foi inovador no sentido de que foi realizado na areia da praia.

Considerando que a temática, "Um mergulho na História", foi adotada em virtuded do aproveitamento da estrutura utilizada na realização da encenação da fundação da Vila de São Vicente, a primeira do Brasil, e que lá os participantes puderam refletir sobre a História do Brasil, contando-a a partir do seus próprios pontos de vista, além de escreverem a própria História.

Considerando que o evento debateu temas de grande relevância, realizou oficinas e shows com alguns dos mais espressivos grupos do Rap Nacional como Face da Morte, Inquerito, Realidade Cruel, Rapin Hood, MV Bill, DBS, entre outros… Além de contar com a presença de delegações e grupos estrangeiros como o Actitude Maria Marta da Argentina, Area 23 da Venezuela e Légua York do Chile.

Considerando que além das lideranças do Hip-Hop o evento contou com a participação de diversas personalidades como o Deputado Federal Marcio França, o Prefeito de São Vicente Tercio Garcia, Vereadores de São Vicente, Representantes do Ministério da Cultura como Célio Turino, Secretário de Ação Cultural e Cidadania, Deputado Estadual do Rio grande do Sul Raul Carrion entre outros.

Considerando que a plenária final aprovou uma carta do encontro com diretrizes que irão nortear a ações da entidade no próximo período e elegeu sua nova direção nacional, sendo reeleito com Presidente o Rapper do grupo Face da Morte e ativista Erlei Roberto de Melo, o Aliado G, além de contar com a presença de dois ativistas de Marília sendo estes André Gomes e Kleber Aparecido Basilio.

Considerando que a cidade de Marília esteve representada no encontro com a presença de uma delegação de 50 pessoas."

"O hip-hop é um movimento de ocupação, já ocupamos as ruas e hoje continuamos sendo originais em ocupar novos espaços. É Inédito uma câmara fazer uma monção por uma atividade do Hip-Hop, isso demonstra que o Hip-Hop acertou e a Nação está no caminho certo." declarou otimista Aliado G. Que informou à redação que acabara de participar da entrega do título de cidadão sumareense, ao locutor da 105 FM Nuno Mendes, pela vereadora Eva de Oliveira, ambos homenageado e a Vereadora são integrantes da direção da Nação Hip-Hop Brasil.

André Gomes mencionado em ambas as homenagens vê com naturalidade e até com certo atraso este reconhecimento. Outras Câmaras e Assembléias se preparam para fazer homenagens semelhantes ao movimento Hip-Hop pelo seu papel protagonista e sua atuação propositiva junto a juventude de periferia.

Da Redação