Bancada feminina defende projetos prioritários

A bancada feminina no Congresso Nacional aproveitou as homenagens em torno do Dia Internacional da Mulher para articular a entrada em pauta de três projetos de interesse das mulheres brasileiras. São eles: as alterações na constituição ampliando para 180 dias a licença-maternidade, garantindo representação proporcional entre homens e mulheres na composição da Mesa Diretora das duas Casas. 

Além disso, as parlamentares apresentaram o projeto de lei que estabelece igualdade salarial entre mulheres e homens e “coíbe práticas discriminatórias nas relações de trabalho.”

 Na homenagem desta terça (9) no Congresso ao Dia Internacional da Mulher, as parlamentares disseram que iriam pressionar os líderes partidários para incluírem as matérias na pauta. “Como bem assinalou a ministra Dilma Rousseff na solenidade, o Brasil avançou mas muito ainda precisa ser feito para melhorar nossas condições no parlamento e na sociedade”, disse a líder do PCdoB na Casa, Vanessa Grazziotin (AM).

Para ilustrar a situação, a deputada Vanessa disse que ela era a única mulher a liderar um partido na Câmara dos Deputados. “Aliás, o PCdoB, dá exemplo porque na nossa bancada existe o maior número proporcional de deputadas em relação as demais siglas. Vale destacar que antes de mim já assumiu a liderança a Jô Moraes (MG)”, explicou.

Na solenidade, Dilma Rousseff afirmou que "o Brasil está preparado para ter uma presidente mulher". Ela destacou que "as mulheres estão preparadas" para ocupar o cargo. Dilma Rousseff defendeu a luta das mulheres por igualdade e citou as conquistas femininas no governo do presidente Lula . "Temos plena consciência hoje de que não nascemos para sermos discriminadas, mas para termos os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, para termos tratamento igual na vida, na sociedade e no mundo do trabalho", disse.

"O maior avanço que nós tivemos é o aumento da nossa consciência, a clareza que temos e que vai mover sempre as nossas lutas. É necessário modificar o mundo e lutar contra a discriminação. Essa é a luta que nos move", acrescentou.

Fonte: Assessoria deputada Vanessa Grazzziotin