PCdoB – GO comemora 88 anos de fundação com Renato Rabelo 

Evento será nesta sexta-feira, 12, na Câmara Municipal. Na ocasião, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, lançará o livro Ideias e Rumos

Os 88 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) serão celebrados nesta sexta-feira, dia 12 de março, na Câmara Municipal de Goiânia. A Sessão Especial será realizada às 20h e contará com a presença do presidente nacional da legenda política, Renato Rabelo, que na ocasião abordará o novo projeto nacional de desenvolvimento no contexto eleitoral deste ano. Em seguida, haverá coquetel de lançamento do livro de Rabelo, Ideias e Rumos, publicado pela editora Anita Garibaldi. A obra trata da evolução do pensamento socialista no Brasil.
 
Mas ao longo da trajetória comunista não foi somente o pensamento socialista que desenvolveu. O partido político mais antigo do Brasil foi fundado em 1922, durante congresso realizado no Rio de Janeiro, com a participação de 73 militantes.

Hoje, a legenda vive uma das fases mais ricas, com atuação efetiva nos dois governos do presidente Lula. O PCdoB ocupa o Ministério dos Esportes, administra 41 prefeituras, tem 13 deputados Federais e um senador.
Em Goiás, possui oito vereador, participa de 27 gestões municipais.

No seu último congresso, realizado em novembro do ano passado, o partido definiu as bases para o novo projeto nacional de desenvolvimento. O documento decorrente das discussões reconhece que o Brasil tem condições para se tornar uma das nações mais fortes e influentes do mundo. Mas, para tanto, é necessário responder às contradições fundamentais da realidade brasileira. 
A superação desses gargalos será o eixo da abordagem de Renato Rabelo em sua fala na sessão especial. Trata-se de temas como sobrepujar a condição brasileira de nação subjugada e de Estado conservador, de economia dependente e de desenvolvimento médio.

Trata-se de suplantar a propriedade latifundiária improdutiva, a defasagem da renda do trabalho em relação à renda do capital, as desigualdades regionais e a degradação ambiental.

De acordo com o vereador Fábio Tokarski, a contribuição do PCdoB não se restringe a pensar no desenvolvimento econômico brasileiro. “Não serve qualquer modelo de desenvolvimento, tem de ser acompanhado de distribuição de renda e equilíbrio socioambiental”, disse o presidente do partido em Goiás. “O mundo político brasileiro percebe com nitidez a contribuição do partido na formulação e defesa da nação”.
Após a sessão especial, haverá o lançamento do livro Ideias e Rumos. A obra é uma coletânea que reúne textos e discursos de Rabelo durante seus oito anos como presidente do PCdoB, com reflexões acerca da conjuntura política nacional e internacional nos últimos 30 anos. 

Fonte: Alfredo Mergulhão (www.fabiotokarski.com.br)