Sem categoria

Empresa lança "Bolsa de Valores Políticos" na internet

A corretora Souza Barros colocou na rede, ainda em caráter experimental, o site da Bolsa de Valores Políticos (Bovap) — http://www.bovap.com.br/ . Quem participar da brincadeira poderá atribuir um valor a personalidades como os presidenciáveis Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.

Estão disponíveis para negociações também papéis dos seguintes políticos brasileiros: Celso Russomanno, Geraldo Alckmin, Ivan Valente, Marta Suplicy, Paulinho da Força, Paulo Maluf, Paulo Skaf e Soninha. Foram escolhidos esses nomes, pois aparecem nas principais pesquisas de intenção de voto ao cargo de Governador do Estado de São Paulo.

Basta ter disposição para apostar suas “unidades de valor político” – nome da moeda fictícia utilizada no jogo – em cotas da imagem pública dos políticos e depois acompanhar as flutuações do mercado. “Precisamos ajudar o público a estender os conhecimentos nas áreas financeira e política”, afirma o presidente da corretora, Carlos Souza Barros.

O site foi desenvolvido pela agência de comunicação LiveAD, que criou também um blog dedicado à discussão do desempenho da Bovap, com análises gráficas.

Não é possível identificar se existe algum alinhamento ideológico entre os criadores do site e algum partido ou político em especial. O alinhamento óbvio é com os fundamentos do mercado financeiro, mas o projeto toma o cuidado para não deixar transparecer predileções partidárias. De qualquer forma, está garantido no site um espaço para o direito de resposta dos políticos mencionados.

No blog, há comentários do tipo: "Assim como no mercado financeiro, também na política é preciso cuidado com a avaliação apressada e buscar informações para além do que sai nas manchetes dos jornais e revistas ou nas chamadas dos telejornais.Os primeiros dias de BOVAP se caracterizam, como ensinam mestres Clodoir Vieira e Eduardo Matsura, por uma euforia que criou bolhas. Na política, também há o risco de se fazer avaliações equivocadas, exagerando no valor de alguns, com base apenas nas aparências. Pode ocorrer o contrário também: políticos não muito conhecidos ou subavaliados podem ser uma boa aposta futura."

Veja abaixo um vídeo de apresentação do BOVAP

BOVAP – Bolsa de Valores Políticos from BOVAP on Vimeo.