Sem categoria

Rurais debatem ampliação dos trabalhadores do campo dentro da CTB

A construção de uma agenda de lutas e o fortalecimento da CTB no meio rural foram alguns dos temas que deram a tônica aos debates do 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CTB, realizado entre os dias 11 e 12 de março, em Brasília, na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Cinthia Ribas para o Portal da CTB


Alberto Broch, presidente da Contag, saúda os particpantes

O encontro contou com a presença de cerca de 50 representantes de sindicatos e federações dos rurais filiadas, entre elas FETASE, FETAG/RS, FETAEP, FETADEF, FETAG/RJ, FETAG/BA, FETAEMG, além de dirigentes da CTBs da BA, DF, SE, MA, PE, PR, PA, MT, TO, MG, PB e SP e sindicatos. Totalizando representação de 20 estados brasileiros.

O encontro, que também serviu para avaliar a participação dos trabalhadores rurais dentro da CTB, construiu propostas de lutas em relação à política agrícola e agrária e definiu estratégias de atuação do segmento dentro da Central.

Para Sérgio Miranda, secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB, ampliar a participação do campo, bem como fortalecer a entidade serão prioridades para o próximo período. “Nossa estratégia no momento é articular e traçar estratégias de filiação, de modo a fortalecer a CTB, fortalecendo assim sindicatos e federações filiados”, declarou Miranda.

Rica parceria

Neste ano, o encontro foi promovido através de uma parceria entre a secretaria de Políticas Agrícolas e Agrárias e a de Defesa do Meio Ambiente. “Essa iniciativa foi extremamente positiva, pois ampliamos a discussão. Os temas relacionados ao meio ambiente, muitas vezes estão relacionados à política agrícola e agrária. Um bom exemplo é o caso da agricultura familiar, acusada de ser destruidora e poluidora. Por isso é importante realizar em conjunto esse encontro. Uma secretaria vai complementando a discussão da outra”, afirmou i dirigente.

Em relação à questão do meio ambiente, foram discutidas mudanças na legislação ambiental. Para os dirigentes é importante que ela atenda à realidade da agricultura familiar, pequenos e grandes. “Não podemos aceitar que o tratamento, aplicação da legislação seja diferenciada”.

Ao lado da Contag

Outra resolução do encontro, ainda segundo Miranda, foi a iniciativa da CTB em assumir a pauta da Contag. “Não vamos criar pauta especifica, paralela, queremos assumir a pauta de reivindicações luta de sindicatos e federações filiados. Apoiaremos todas essas lutas”.

A CTB já está, inclusive, participando de congressos, assumindo o PADRSS, que é a grande bandeira da Contag para o meio rural, eixo forte da agricultura familiar e ao lado da reivindicação ampla e massiva da Reforma Agrária. Outra resolução do entro foi a participação de todos no Fórum de discussão da reforma Agrária e a adesão à campanha, que lançou um abaixo-assinado pela causa, pelo limite à propriedade.

Superando expectativas

No tema relações as eleições 2010, o encontro reforçou a importância em dar prosseguimento ao programa implementado a partir de 2002. “Vamos nos empenhar para manter o projeto político democrático e popular implantado no país. Apoiaremos candidatos comprometidos com a luta da classe trabalhadora”, finalizou Miranda.

Na opinião dos presentes o encontro superou as expectativas. Para Alberto Broch, presidente da Contag, o encontro alcançou seu objetivo tanto por sua representatividade, quanto pelo alto nível dos debates. “As discussões foram muito positivas, muito politizadas, muito construtivas. A qualidade dos debates serviu para mostrar a vontade de todos e todas em contribuir para o fortalecimento da Central e da ampliação do espaço desses trabalhadores dentro da entidade. O encontro alcançou seu principal objetivo que foi o de aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos demais Estados. Articular e saber um pouco mais sobre a participação da CTB no campo, com o intuito de fortalecer, sindicatos, federações e Contag”, declarou Broch.

Fonte: Portal da CTB