Ismar Capistrano – Rede atuará em prol da Comunicação cearense

Foi criada durante o Seminário “Novos Rumos para a Comunicação no Ceará” a Rede Cearense pela Comunicação (RedeCom). O evento que aconteceu no auditório do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), no último sábado (13/03), reuniu estudantes, profissionais da comunicação, militantes comunitários e representantes de instituições, entidades e órgãos públicos.

A iniciativa partiu do grupo que compôs a Comissão Pró-Conferência da Comunicação do Ceará (CPC-CE). A RedeCom atuará em quatro eixos: Confecom (controle e acompanhamento das propostas por parte da sociedade; Articulação (entre grupos interessados em discutir comunicação e temáticas afins; Fórum (espaço de discussão das temáticas relativas à comunicação; e Visibilidade (dar visibilidade às iniciativas populares e alternativas em comunicação).

Os Conselhos Municipal e Estadual da Comunicação; a municipalização das autorizações das Rádios Comunitárias; a política de apoio e fortalecimento de iniciativas populares e comunitárias; a instituição do Fundo Municipal e Estadual de Fomento à Comunicação Popular e Comunitária; o Plano Nacional de Banda Larga e a criação de um observatório da comunicação no Estado são propostas de ação para o grupo.

O debate sobre os assuntos acontece todas as segundas-feiras, a partir do dia 22 de março, no Centro de Humanidades 2 (“Poleiro”) do Campus do Benfica da UFC, a partir das 18h. Todos os interessados podem participar das reuniões da RedeCom.

Ismar Capistrano é membro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-CE) e Professor da Faculdade 7 de Setembro