Sem categoria

Ubes lança campanha para que jovens tirem título eleitoral

Neste ano de eleições, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) mobiliza os secundaristas brasileiros a exercerem seu direito ao voto com a campanha “Se Liga 16! 2010 é a nossa vez". A partir dos 16 anos o jovem tem a chance de eleger seus representantes, definindo assim os rumos de nosso país. A campanha já circula em escolas pelo país.

A Ubes lança por todo o Brasil o mote: “Se liga 16! 2010 é a nossa vez!”, voltado aos jovens que já podem tirar seu título eleitoral e fazer valer os seus direitos. Com foco nos estudantes secundaristas, os materiais da campanha lembram que todo cidadão que possui 16 anos ou vai completar essa idade até 3 de outubro já tem condições de retirar o título para votar nas eleições 2010.

“Penso que a juventude precisa entender seu papel na construção de um projeto de país”, afirma Yann Evanovick, presidente da Ubes. O estudante esclarece que o “Se liga 16!” acontece em dois momentos. O primeiro objetivo é incentivar os jovens com 16 anos a tirar seu título de eleitor. Depois dessa fase, a idéia é estimular o voto consciente. “O eleitor precisa ficar atento e votar em candidatos que tenham disposição para defender os interesses do estudante, como o investimento em educação”, exemplifica Yann.

Em alguns estados, a campanha está nas ruas, como Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. A partir do dia 19 é a vez do Rio de Janeiro e dia 31 a movimentação começa em Pernambuco.

Título de eleitor pela internet

Como nos anos anteriores, o título de eleitor pode ser emitido em qualquer posto dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Entretanto, com a inovação promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo pode ser feito também na página do TSE, no link "Título Eleitoral".

As oganizações, escolas, grêmios ou grupos de estudantes que desejarem fazer parte da campanha promovida pela Ubes, devem entrar em contato com a diretoria da entidade pelos telefones (11) 5084-5219 e (11) 5082-2924.

Da redação, com Estudantenet