Sem categoria

Japão não vai indenizar vítimas de ocupação colonial

O governo do Japão negou qualquer tipo de indenização a coreanos, vítimas da criminosa ocupação colonial que o país promoveu na península coreana entre 1910 e 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.

O ministério das Relações Externas do país afirmou que não reconhece o conteúdo de um documento recentemente desclassificado, que contém um tratado bilateral assinado em 1965 pelas duas nações.

O texto estabelecia que Tóquio deve pagar remunerações a pessoas que foram forçadas a trabalhar para os ocupantes, além de reconhecer a legitimidade do pedido de indenização feito individualmente por milhares de coreanos.

A chancelaria japonesa nega o que prevê o tratado, afirmando que o documento prevê apenas "compensações a nível governamental".

Durante o domínio do império japonês na primeira metade do século 20, milhares de coreanos foram forçados a servir na frente de batalha e, no caso das mulheres, obrigadas a trabalhar como escravas sexuais.

Choi Bong-Tae, advogado de uma das vítimas coreanas, sublinhou que Japão deve desclassificar todos os documentos relacionados ao tema.

Com informações da Agência Prensa Latina