Sem categoria

Folha deturpa até notícia de furto no Corinthians

Segundo o GloboEsporte, site da rede Globo, na madrugada da última sexta-feira (19) a capela do Parque São Jorge, situada no fim da rua São Jorge e dentro do Corinthians Paulista, foi invadida por ladrões, que fizeram um buraco na parede dos fundos para levar objetos de valor. A Folha, de forma maldosa, conjuminou o furto com o programa social que o clube compartilhará com a Fundação Casa.

A maldade não escapou dos olhos atentos do corinthiano Silvio Romoaldo, do departamento de Natação do clube paulista, que denunciou a perseguição feita pela Folha de S.Paulo, que não procura ser isenta nem no seu caderno de esportes, também atingido pelo já tradicional preconceito antipopular Folhetinesco.

Veja abaixo trechos do post de Silvio Romoaldo em seu  blog "Corinthianismo com Credibilidade":

Notícia do Portal Globoesporte.com:

“Bandidos invadem capela do Corinthians”

…Na madrugada da última sexta-feira, a capela do Parque São Jorge, no Corinthians, foi invadida por ladrões. Eles fizeram um buraco na parede dos fundos, que dá saída para a Marginal Tietê. Foram furtados vários objetos de valor que decoravam a capela, como candelabros, cordões de ouro… A diretoria administrativa do clube vai cobrar explicações…

Agora leia a chamada da matéria publicada na Falha de São Paulo:

Capela é furtada no dia em que Corinthians anuncia projeto para ex-detentos

…No dia em que o Corinthians anunciou convênio com o Conselho Nacional de Justiça para o programa “Começar de Novo”, cujo objetivo é a ressocialização de presos, a capela do Parque São Jorge foi furtada. Durante a madrugada de sexta-feira, bandidos fizeram um buraco na parede dos fundos da capela, com saída para a marginal Tietê, invadiram o local e levaram vários objetos de valor, como candelabros, cordões de ouro e até a roupa que vestia a imagem de São Jorge, o padroeiro do clube alvinegro…

Em tempo: A roupa do Santo Guerreiro não foi roubada, foi simplesmente retirada e guardada pela responsável do Departamento Social.

Qual a análise que fará o leitor que acessar a matéria do Globoesporte? Várias serão as formas de se analisar e interpretar a notícia, perfeitamente, compreendo.

Mas no primeiro momento, o leitor poderá imaginar: “Puxa, que coisa, estão roubando até capela agora!” Ou então, “Puxa, tudo acontece no Corinthians, até a Capela foi roubada”.

Agora, para quem acessou primeiramente a matéria da Falha? É bem provável que tenha pensado dessa forma: “Tá vendo, o clube quer dar oportunidade pra esses vagabundos bandidos e os vagabundos vão lá e assaltam a capela do clube! Não tem que dar oportunidade nada, cadeira elétrica pra essa gente…!”

Mais reacionária, impossível, essa chamada da Falha da Ditabranda. Dá margem total ao preconceito.

Ok, por algum momento alguém pode imaginar: “Silvinho, se você está com pena desses vagabundos, leve um deles para a sua casa”!

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. O programa que o Corinthians está incentivando será aplicado aos que cometeram pequenos delitos. Em tese, os mais merecedores de uma segunda chance.

Mas a Falha contribui para que você, caro amigo, seja contrário a que essa gente já totalmente à margem da sociedade, continue discriminada e sem oportunidades.

Que cumpram suas penas e não tenham chance à reintegração e à dignidade. Que se não voltarem ao crime, que se transformem em sem tetos e que passem a incrementar a estatísticas.

Que belo compromisso social esse o da Falha da Ditabranda.

Fonte: Blog do Silvinho (
http://blogdosilvinho.wordpress.com/)