Trabalhadores rurais iniciam o congresso da Fetagri-AM

Com o lema “Construindo condições para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, gerando Cidadania, Emprego e Renda para todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, teve início, ontem (22), o V Congresso da Federação dos Trabalhadores Agrícolas do Amazonas (Fetagri-AM). A atividade, prevista para terminar amanhã (24), acontece no centro Mariápolis, situado na rodovia AM-010.

Congresso da Fetagri-AM
Entre os temas a serem discutidos durante a programação, destacam-se a reforma agrária, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e programas do governo federal, como Luz para Todos. Além disso, no último dia do encontro, será eleita a nova direção da Fetagri-AM.

Na ocasião, estiveram presentes parlamentares, presidentes de partidos, líderes dos movimentos popular e sindical, dirigentes da Contag e o secretário de estado da produção rural Eron Bezerra. O presidente da CTB-AM, Valderli Bernardo, e o vice-presidente do PCdoB-AM Edilon Queiroz também compareceram no evento.

Eron ressaltou, na mesa de abertura, a importância do setor primário para a sociedade. “O homem já foi capaz de inventar muitas coisas, como ir à Lua, por exemplo, mais ainda não conseguiu inventar um jeito para que as pessoas sobrevivam sem comer”, disse.

Já a produtora rural e candidata à presidência da Fetagri-AM, Maria Lucinete Nicácio, afirmou que “o congresso, já em sua abertura, demonstra a força deste segmento da sociedade pois conseguiu atingir as metas estabelecidas de delegados ao mobilizar mais de 50 municípios”.

Ela destacou, ainda, a independência necessária que a Federação precisa ter para fortalecer a luta dos trabalhadores do campo. “Não aceitaremos mais falsos agricultores, que nunca ouviram o cantar do grilo ou ter arado uma terra se passando por líder dos trabalhadores para buscar coisas de seus próprios interesses”, afirmou.

A contribuição que a Sepror tem dado para a realização de muitas das reivindicações dos produtores rurais foi bastante ressaltada pelos presentes.

De Manaus,
Júlio Salas