Sem categoria

Manifestação no Congresso pede recursos do pré-sal para educação

Cerca de dois mil estudantes ocuparam o gramado e o espelho d´água em frente ao Congresso na manhã desta quarta-feira (24) para pedir 50% do fundo social do pré-sal para a educação. Os estudantes também protestaram contra os recentes escândalos envolvendo o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM).

pré-sal - Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), comentou com o casal real da Suécia, Carlos Gustavo XVI e Silvia Renate, que visitava a Casa, que o protesto era uma representação da democracia brasileira.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu o presidente da UNE, Augusto Chagas: “O presidente se posicionou positivamente, como a maioria das pessoas quando se fala em educação”, declarou Augusto, após a audiência.

A UNE defende que metade dos recursos do fundo social do pré-sal seja usada para diminuir o número de 14 milhões de analfabetos que ainda existem no país, aumentar o período de escolarização da população – atualmente na média de sete anos – e melhorar a remuneração dos professores, entre outros objetivos.

A manifestação foi promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União da Juventude Socialista (UJS) e outras entidades estudantis e  de juventude.

Da sucursal de Brasília