Secel promove debates sobre a I Conferência Municipal do Esporte

No total, a Secretaria deve realizar quatro pré-conferências preparatórias

A partir da próxima semana, a população de Fortaleza está convocada a participar das etapas preparatórias para a I Conferência Municipal do Esporte, que será realizada nos dias 09 e 10 de abril.

Promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), as pré-conferências são momentos de aquecimento teórico para estudantes, dirigentes esportivos e demais atores sociais ligados ao setor.

A Conferência Municipal irá debater ações para dez temas estratégicos, que irão servir de base para a elaboração de um plano decenal para o esporte brasileiro.

Vale destacar que nesta década, o Brasil irá receber os dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016.

A primeira pré-conferência vai ser realizada no dia 29 de março, a partir de 18h, no mini auditório do Bloco A, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Nesta etapa, serão discutidos três temas: Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; e Esporte de Alto Rendimento.

No dia 30 de março, é a vez do auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) receber o segundo debate preparatório. De 18h às 21h, o público irá discutir sobre o Financiamento do Esporte e Futebol como Patrimônio Cultural.

A terceira etapa traz para a mesa de debate três eixos temáticos que vão estar em evidência nos próximo anos, em razão dos grandes esportivos do País: Ciência, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura Esportiva e Esporte e Economia.

Lembrando que a terceira etapa vai ser realizada no dia 31 de março (quarta-feira), às 14h, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici.

Fechando o ciclo de debates preparatórios para a I Conferência Municipal de Esporte, é a vez de discutir dois temas ligados ao fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: a criação de um Sistema Nacional do Esporte e Lazer e de uma política de Formação e Valorização Profissional.

A etapa final vai acontecer no Campus Via Corpvs, da Faculdade integrada do Ceará (FIC), de 18h às 21h, no próximo dia 06 de abril.

Para o titular da Secel, Evaldo Lima, a Conferência Municipal do Esporte é um marco para a cidade de Fortaleza, não apenas pela ampliação do debate com a sociedade local, mas também pela oportunidade de contribuir para o planejamento do esporte brasileiro para os próximos dez anos.

Confira AQUI o calendário das Pré-conferências do Esporte

Fonte: Assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel)