Edvaldo Nascimento em defesa da democracia e justiça social

Edvaldo Nascimento, vereador em Delmiro Gouveia, esteve reunido com sem-terras do acampamento Alto da Boa Vista na tarde desta quinta-feira, 25/03. No dia 11/03, manifestação na cidade, contra a extinção da gestão democrática nas escolas municipais, criada por lei de iniciativa do vereador do PCdoB.

reunião com sem-terras

No encontro com sem-terras do acampamento Alto da Boa Vista, Edvaldo ouviu as reivindicações do grupo, que disse estar sem qualquer apoio no local onde estão acampados, às margens da estrada que liga Delmiro Gouveia ao município de Paulo Afonso, Bahia.

Na discussão, elencaram suas prioridades. O líder Arnon citou que entre as principais solicitações estão a regularização da terra, a entrega de cestas básicas, projeto de construção de casas junto ao INCRA e instalação de energia e água.

Edvaldo entrou em contato com a Superintendência do INCRA em Alagoas, para agendar uma reunião com a comunidade, que ficou previamente marcada para o dia 15 de abril. Ao final do encontro o líder agradeceu a presença e o apoio do vereador. Edvaldo declarou que estará sempre ao lado dos trabalhadores rurais na luta pela reforma agrária, na luta pela terra.

Edvaldo denuncia: prefeito de Delmiro extingue gestão democrática nas escolas

O Prefeito Luis Carlos Costa (Lula Cabeleira) tomou a iniciativa de extinguir a gestão democrática nas escolas municipais de Delmiro Gouveia, por meio da qual os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino eram escolhidos diretamente pela comunidade escolar.

O vereador e professor Edvaldo Nascimento declarou ser um descaso à cidadania do delmirense. “Fui o criador da lei que instituiu a gestão democrática na rede municipal no ano de 2006. Acho que o que está sendo feito é um retrocesso na cidadania, por isso estou denunciando à imprensa o que o prefeito está fazendo hoje em Delmiro Gouveia”, disse Edvaldo, acrescentando que a gestão democrática foi uma conquista da comunidade. “Quando a lei foi criada foi com base no desejo da comunidade. A gestão democrática é uma conquista da mesma”.

Na sessão da Câmara de Vereadores realizada no dia 11 de março, profissionais da educação estiveram presentes manifestando-se contra a medida. Na ocasião o presidente do Movimento Estudantil Delmirense (MED), Lucas, declarou seu posicionamento sobre a extinção da gestão democrática. “A derrubada da gestão democrática da rede municipal de ensino será um retrocesso e nós somos contra. Para conseguirmos implantá-la foi uma luta árdua”, frisou o estudante.

Estudantes saíram às ruas da cidade de Delmiro Gouveia, contra a extinção da gestão democrática na educação municipal, em defesa da democracia. Essa luta tem sido um dos pontos principais no mandato do vereador comunista, vinculado à área da educação, professor e destacado batalhador pela cultura e ensino delmirenses.

De Maceió, Selma Villela.