Sem categoria

PCdoB-AM lança Vanessa para o Senado e Eron para a Câmara

A pré-candidatura da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) ao Senado foi anunciada, no sábado (27), em um grande evento realizado para a militância na Assembléia Legislativa do Estado, que contou com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. Também foram apresentadas a pré-candidatura a deputado federal do secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, e uma chapa própria de 48 filiados que disputarão vagas para o parlamento estadual.

Vanesssa Grazziotin

O quadro político e eleitoral no Estado do Amazonas ainda se encontra indefinido às vésperas do prazo de desincompatibilização. No estado da Federação que apresenta um dos maiores índices de apoio popular ao presidente Lula e à pré-candidata Dilma Rousseff — não está claro se haverá um palanque único governista até agora. Os candidatos que se apresentam no cenário de forma aberta ou dissimulada são: o atual vice-governador Omar Aziz (filiado ao PMN e apoiado pelo governador Eduardo Braga), o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (filiado ao PTB e que se considera parte do campo Lulista) e a postulação do ex-prefeito da capital, Serafim Correia (PSB), igualmente apoiador de Lula.

Foi neste ambiente de disputas políticas acirradas que o PCdoB apresentou suas candidaturas e seu projeto eleitoral para 2010.

No último sábado (26), o Partido no Amazonas promoveu uma ampla reunião de sua militância — com a presença de mais de mil pessoas e de significativos aliados políticos — no auditório da Assembléia Legislativa do Estado. Sob a direção da deputada federal Vanessa Grazziotin, foi composta a mesa do evento com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o secretário da Produção Rural Eron Bezerra, José Melo (PMDB), secretário de articulação política do governo de Eduardo Braga, que elogiou a trajetória do PCdoB e particularmente de Vanessa e Eron na luta pela redemocratização no Brasil, em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e na participação no governo Lula, que hoje lidera o ciclo político democrático e popular que vivemos.

Presentes também estavam Raimundo Chicó, Prefeito de Anamã, o primeiro prefeito eleito do PCdoB no Estado do Amazonas. O outro é Raimundo Guedinho, prefeito em Japurá. Julio Cesar, Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado do Amazonas, confraternizou-se com os líderes presentes no ato, lembrando a construção de 15 centros de esporte e lazer, fruto de uma emenda aprovada pela então Vanessa Grazziotin quando era vereadora da cidade de Manaus, entre outras iniciativas importantes da secretaria que dirige.

Representando o movimento sindical falou Valdenir Bernardo, presidente da CTB estadual do Amazonas, que se pronunciou com garra e determinação, propondo lutar para dar continuidade ao projeto popular e democrático no Amazonas, cada vez mais próspero e avançado. A voz das mulheres também se fez ouvir no discurso de Alzira Barros, vereadora de Iranduba, conclamando a militância ao apoio às candidaturas do Partido para o senado federal, para Câmara dos Deputados e para a Assembléia Legislativa. Monica Melo, diretora presidente do DETRAN do Amazonas e também presidente da Associação Nacional dos Detrans no Brasil, saudou os presentes liderando um grande grupo militante de apoio à sua candidatura a deputada estadual.

José Lobo, deputado estadual do PCdoB — que assumiu a vaga deixada pelo secretário Eron Bezerra — e Wilson Lisboa, atual deputado estadual do Partido na Assembléia Legislativa, deram os seus recados entusiasmados diante das perspectivas políticas que se apresentam no Estado. Lisboa é médico cirurgião e ex-prefeito de Fonte Boa. Depois falou Eron Bezerra, que apresentou as ideias-chave do Partido para a composição do programa da campanha: fazer do Brasil um país com casa para todos, educação e saúde universalizadas, com ampla liberdade e democracia. “O Brasileiro é um povo plural e generoso”, disse Eron, “e o PCdoB é o partido da esperança, o partido da transformação social e econômica do país”. Eron lembrou que atualmente o PCdoB tem cerca de 20 mil filiados no Amazonas.

Renato Rabelo: militância do Amazonas é exemplar

No final da primeira parte da reunião Renato Rabelo fez a sua exposição, dizendo que a militância do Amazonas é exemplar e seu espírito de luta é um traço característico de sua trajetória. “Temos orgulho de ter uma militante como Vanessa”, disse Renato sobre a líder da bancada federal e presidente do Partido no Estado. Renato destacou em sua intervenção a comemoração dos 88 anos de existência do PC do Brasil, afirmando que não existe nenhum outro partido no país com essa longevidade e com essa determinação. Mais recentemente, afirmou Renato, o Partido vem trabalhando há seis meses nos contatos e reuniões com a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, debatendo sugestões e idéias para um futuro plano de governo a ser preparado nas próximas semanas que antecedem as convenções partidárias, onde serão que formalizadas as coligações eleitorais.

“Alcançamos 280 mil filiados com fichas nos TREs e 110 mil militantes organizados no conjunto do país”, contabilizou Renato, destacando que o Partido – na campanha de 2006 — fez a maior votação para o senado, eleição em que estava em jogo apenas uma vaga senatorial por Estado. O Partido elegeu 13 deputados federais e agora está determinado a eleger pelo menos mais de 20 federais e 3 a 4 senadores.

Aplaudido pela platéia de militantes, o presidente do PCdoB afirmou que “contamos e vamos ajudar para que uma das vagas do senado saia aqui do estado do Amazonas, com Vanessa Grazziotin, nossa líder da bancada federal. Ela é uma dirigente que tem demonstrado grande capacidade de trabalho – estudiosa, aprofunda o conhecimento dos assuntos — e tem capacidade de realização, como o demonstrou quando foi presidente da Comissão de Defesa da Amazônia. É uma dedicada defensora da Amazônia, um orgulho do partido e do povo amazonense. Vanessa no senado daria grande contribuição para o Brasil nesta região cobiçada pelos estrangeiros interessados em suas riquezas…”

Renato discorreu em seguida sobre a importância das eleições para deputado federal e deputados estaduais. Nas poucas vagas que o Estado do Amazonas tem na Câmara Federal, que são 8 apenas, deveremos nos esforçar para levar o dirigente comunista Eron Bezerra para Brasília. Ele poderá defender a Amazônia também como poucos o fazem, pelo seu conhecimento dos problemas da região onde neste último período foi secretário da Produção Rural do governo estadual. “O partido comunista não é apenas um partido de eleições”, concluiu Renato, “vamos construir um país forte e soberano e os amazonenses e manauaras tem um grande papel neste tema”.

A visita do Governador Braga e do vice Omar Aziz

Vanessa Grazziotin registrou a presença no encontro do PCdoB do Governador Eduardo Braga e do vice-governador Omar Aziz, que se propõe a ser o pré-candidato a governador. Aziz e Eduardo participavam em Manaus de um seminário internacional sobre o meio ambiente, evento que contou com a presença do diretor de cinema James Cameron (“Avatar” e “Titanic”), e com o ex-presidente dos EUA – Al Gore. Renato Rabelo saudou os aliados que dedicaram seu tempo para visitar a reunião dos comunistas, neste novo tempo com o ciclo político que vive o Brasil que pode descortinar novos horizontes para a Amazônia que tem papel estratégico no Brasil e no Mundo. “Não podemos compreender este novo tempo sem o crescimento da Amazônia”, assegurou o presidente do PCdoB.

Omar Aziz saudou os presentes e se comprometeu com a plenária dizendo: “Dia 31 assumo o Governo do Estado. Vou dar continuidade para que possamos dar o melhor de nós, vou precisar do apoio do PCdoB que dá sustentação ao governo. Fomos acusados durante muito tempo de somente acusar e fazer oposição, agora estamos no governo do Estado Vou dar continuidade às andanças pelo Estado, com Vanessa e Eron. Presidente Renato conte com nossa amizade”.

Eduardo Braga se posicionou em seguida, dizendo estar alí para comemorar o aniversário do PCdoB e para participar do lançamento do livro “Ideias e Rumos”. Garantiu em sua fala que tanto Vanessa Grazziotin quanto Eron Bezerra têm feito um grande trabalho de melhoria das condições de vida do povo do estado. “Camaradas do PCdoB”, disse o governador, “aproximamo-nos de Outubro. O Brasil e o Amazonas tomarão uma decisão importante: dar continuidade ao projeto iniciado por Lula. De dez amazonenses, nove votaram em Lula. Em qualquer pesquisa hoje se faça aqui no Estado, se constata que de dez pessoas, nove apóiam Lula. A pré-candidata Dilma Rousseff também lidera as opiniões e a preferência para ocupar a presidência da República nas eleições deste ano. Vamos dizer sim em outubro para que o Brasil e o Amazonas avancem! Você Vanessa está pronta para representar o povo do estado em grau mais elevado, no senado federal. Vim hoje aqui não para pedir votos, mas para agradecer o PCdoB esse apoio que tem sido fundamental”.

De Manaus,
Pedro de Oliveira

Fonte: Blog do Renato