Iris Rezende (PMDB) anuncia candidatura ao governo de Goiás

“Eu me atiro com vocês nesta luta!”. Com essa frase, Iris Rezende divulgou que deixará a Prefeitura de Goiânia para se candidatar ao Governo do Estado de Goiás. O anúncio foi feito a três mil pessoas que estiveram nesta terça-feira, dia 30 na casa de eventos Master Hall, em Goiânia.

A possível desistência do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) para disputar as eleições ao governo este ano, sacudiu o cenário político goiano há cerca de 20 dias. Hoje o dilema se encerrou. A aliança de apoios entre o PMDB, PT, PCdoB, PSC e PRP culminou em um ato político com Íris candidatíssimo ao governo do Estado.
 
Cerca de 50 prefeitos, entre eles, o vice-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o Prefeito de Anápolis, Antonio Gomide (PT), deputados federal e estadual, vereadores e presidentes de vários partidos políticos, além de lideranças e militantes partidários participaram do ato.

Falas representativas

 
Em seu discurso, o vice-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) disse que na última conversa que teve com Lula, o presidente admitiu que Íris é o candidato dele. Paulo falou ainda que esteve com o prefeito Íris nestes últimos dois anos diurnamente e vê como o prefeito é trabalhador, tem ânimo, “ele acorda 5 horas da manhã todos os dias e tem muito fôlego ainda para administrar Goiás. O PT soube reconhecer o valor de Íris como político, como liderança e como administrador e vamos apoiá-lo participando da campanha eleitoral que temos pela frente”. 
 
Maguito Vilela, ex-governador de Goiás e atual prefeito de Aparecida (PMDB) vez um discurso contundente apontando os benefícios que Íris trará a Goiânia, estando à frente do governo de Goiás. “Ele fez muito para Goiânia e fará muito mais pelos 246 municípios goianos”. O prefeito de Aparecida lembrou ainda que o PT na pessoa de Paulo Garcia deverá administrar muito bem Goiânia.
 
O deputado federal, Rubens Otoni (PT) anunciou: “trago esse apoio político com o compromisso que essa aliança formará uma união para Goiás desenvolver. Nosso pacto político é com o projeto para Brasil e para Goiás avançar”.
 
O presidente do PCdoB, vereador de Goiânia, Fábio Tokarski falou na defesa do projeto nacional coordenado pelo presidente Lula. Citou os números do desemprego em alguns países americanos e europeus, resultado ainda de crise capitalista. O vereador apontou que Iris poderá fazer por Goiás o que Lula faz pelo Brasil. Tokarski disse que essa tomada de posição é estratégica e Íris é uma liderança histórica que lutou contra a ditadura militar e sofreu com as perseguições políticas, mas continua ao lado do povo. “Nós do PCdoB estamos aqui com Iris e com Dilma nacionalmente, porque queremos mais desenvolvimento para o Brasil. Nosso país precisa de mais avanços. E nós temos a responsabilidade de levar para o interior do estado, o que Goiânia ganhou tendo Íris a frente” – explanou Fábio.

 
Depois de muitas falas, elogios e pedidos para o que o Prefeito de Goiânia anunciasse a sua candidatura, Iris discursou. O Prefeito de Goiânia agradeceu a todos os presentes e aos partidos que integram a aliança. “Há momentos que uma decisão precisa acontecer, aquele que decide vence, os fracos ficam”. O prefeito falou do grande apreço que sente pelo PCdoB e das lembranças que tiveram juntos na luta pela redemocratização do Brasil. Iris lembrou da época da ditadura militar em que recebeu em seu gabinete na Prefeitura um general, na companhia de outros coronéis, pedindo que ele passasse para o partido do governo. O Prefeito declarou: “Eu me formei político no movimento estudantil, lutando pela liberdade. Vou continuar no meu partido, porque amo o PMDB, vou fazer com dignidade e com consciência que enfrentei a ditadura. Nunca me faltou coragem cívica e pessoal" – disse Iris se referindo aquele dia.
 
Iris explicou que deixará com tranquilidade a administração de Goiânia, ele explicou que Prefeitura está organizada, calma, mas avançando no atendimento a toda a população goianiense, depois, disse ele, desses quase seis anos que esteve a frente. 

Sobre as eleições 2010

O prefeito afirmou: “Eu tenho sentido a insistência de companheiros, de amigos, de amigas, de políticos quanto uma possível candidatura. Confesso que na semana passada, eu sentia que algo lá de cima falava ao meu coração. Vou deixar a prefeitura e com estar à disposição de concorrer ao estado. Eu me atiro com vocês nesta luta! Eu faço o compromisso de retribuir a Goiânia em apenas um ano o que eu faria em três na Prefeitura” – anunciou Iris ovacionado pela multidão presente. 

 
O agora pré-candidato Iris Rezende ainda alfinetou o governo passado, disse ele: “com tudo isso, se a situação do Estado fosse boa eu não deixaria a Prefeitura de Goiânia”.
 
Da redação local,
Eliz Brandão