Mudanças no primeiro escalão do governo Gaguim

 

 
O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) anunciou nesta tarde não nove como previsto, mas 12 novos nomes para integrar sua equipe no primeiro escalão. A sala de reuniões do Palácio Araguaia ficou lotada durante o anúncio de quem assumiria os cargos deixados por secretários e presidentes de autarquias que estão saindo para disputar as eleições 2010, e também daqueles que o governador decidiu mesmo substituir. 

Dos nomes anunciados pela Secretaria de Comunicação que estavam previstos assumir os cargos no lugar dos que saíram para disputar as eleições, dois não foram confirmados.

Renato Jayme da Silva, conforme havia sido anunciado, seria o secretário da Educação no lugar de Leomar Quintanilha (PMDB). Porém, Jaime acabou sendo nomeado para subsecretário da Saúde, e a pasta da Educação ficou a cargo de Suzana Salazar de Freitas Morais. 

Já para a superintendência do Procon estava prevista a nomeação de Sérgio Lorentino, que deixou o cargo de presidente da Fundação Cultural. Lorentino, porém, acabou ficando sem nenhum dos dois cargos e o Procon passou do Tenente Célio para o comando de Juarez Rigol da Silva.

Os demais foram confirmados. Da Secretaria de Habitação saiu Eduardo do Dertins e entrou Márcio Spindola. O comando do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) passou de José Augusto Pugliese para Onofre Marques José. No Prodivino, sai Melk Aires, e passa para José Messias Alves Araújo. Já a presidência da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) saiu das mão de Vilmar Alves Oliveira, para ser gerida por Hercy Filho.

Outros secretários foram substituídos apesar de não irem para a disputa eleitoral. Além de Lorentino, que foi substituído por Diomar Naves na Fundação Cultural, foram trocados por Gaguim também os comandos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que passou de Maria Fernanda Varanda para Márcia Isabel Barbosa Soares; da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que passou de Anízio Pedreira para Clemente Barros Neto.

Anúncios
Nomes que não estavam previstos também foram anunciados. Além da troca do subsecretário da Saúde, que conforme já citado é agora Renato Jaime, também foi anunciada troca da vice-presidência do Itertins, que passa agora a ser de Deusimar Coelho dos Santos. 

Inesperado também foi o anúncio de um nome para ocupar a Secretaria Extraordinária de Políticas para das Mulheres. A pasta foi criada há tempos, mas nunca foi efetivamente implantada. Além de efetivar a pasta, também foi inesperado o nome indicado para assumir a secretaria: Marizete Batista Almeida Vasconcelos. 

Ela é esposa do deputado Cacildo Vasconcelos (PP) cujo partido decidiu declarar apoio à candidatura do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) ao governo do Estado.

Cacildo, apesar da decisão de sua sigla, disse na ocasião que iria aguardar pelo menos até o início de abril antes de anunciar se seguiria ou não a orientação partidária. Pela indicação de sua esposa para a assumir a pasta, tudo indica que ele optou por ficar na base governista. A reportagem não conseguiu ouvir o parlamentar sobre o assunto até o momento.

O primeiro
Nessa terça-feira, 30, o governo fez sua primeira alteração na equipe trocando o comandante da Polícia Militar do Tocantins. O coronel Joaídson Albuquerque deixou o cargo que foi ocupado por Benvindo Sousa Sobrinho.

 
Fonte: Cleber Toledo