Assentamento rural em Madalena terá Escola de Ensino Médio

Após uma luta histórica pela construção de Escolas de Ensino Médio que respeitem as especificidades dos que participam do movimento pela reforma agrária, o Assentamento 25 de maio, localizado na comunidade do Quieto, em Madalena, receberá a Escola João Sem Terra.

A primeira das cinco unidades que o Governo Estadual assumiu o compromisso de construir em assentamentos rurais. As demais estarão em funcionamento até junho. A inauguração será nesta terça-feira, dia 6, às 19 horas, com a presença da secretária da Educação, Izolda Cela. O empreendimento contou com investimentos do Governo Estadual no valor de R$ 2,9 milhões

A nova escola permitirá a continuidade dos estudos aos jovens dos assentamentos rurais que precisam se deslocar até às sedes das cidades mais próximas após a conclusão do ensino fundamental. A unidade terá 12 salas de aula, com capacidade para 480 alunos em cada turno. Os estudantes vão dispor de laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, sala de vídeo e informática, dependências administrativas, quadra e pátio cobertos, além de anfiteatro.

A estrutura que atenderá à região rural tem a mesma qualidade das escolas construídas nas cidades pela atual gestão. A obra foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará(DER). O novo estabelecimento ficará sob a jurisdição da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Quixadá.

A unidade receberá o nome de João dos Santos de Oliveira, João Sem Terra, que nasceu em 1939, no município de Caridade. O homenageado viveu no Acampamento 25 de Maio e foi uma liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – Ceará de grande importância por sua dedicação à organização das famílias Sem – Terra. Seu nome foi decidido após um amplo processo de discussão e participação popular, em consulta realizada às comunidades do Assentamento.

Outras quatro escolas vão atender aos jovens dos assentamentos rurais de Lagoa do Mineiro, em Itarema; Santana, no município de Monsenhor Tabosa; Maceió, em Itapipoca e Pedra e Cal, Jaguaretama.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc