Sem categoria

PCdoB registra candidatura de Messias para governador do DF

O presidente do PCdoB do Distrito Federal, Augusto Madeira, registrou nesta quarta-feira (7), na Câmara Legislativa, a chapa dos comunistas para concorrer na eleição indireta para o governo de Brasília: Messias de Souza governador e Olgamir Amância para vice-governadora.

Na próxima semana Messias de Souza vai apresentar seu programa para o governo-tampão, que administrará a Capital da República até a posse, dia 1º de janeiro de 2011, do governador a ser eleito diretamente pelos brasilienses em outubro próximo. “Vamos propor uma série de medidas que garantirão o funcionamento administrativo e a continuidade das obras do Distrito Federal, com lisura, seriedade e transparência”, compromete-se o candidato.

O advogado José Messias de Souza, alagoano, vive no Distrito Federal desde 1985. Foi assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega e secretário de Desenvolvimento Social do governo Cristovam Buarque (1995-98), além de presidente da Fundação do Serviço Social.

Olgamir, a candidata a vice-governadora, ocupa a Secretaria da Mulher do PCdoB-DF e é professora de Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB).

Dez chapas

A eleição indireta para governador e vice-governador no Distrito Federal, marcada para o próximo dia 17, terá dez chapas na disputa. Todas as inscrições foram feitas nesta quarta, último dia do prazo definido pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa.

A surpresa ficou por conta da desistência do DEM, partido que comandou o DF com José Roberto Arruda (sem partido) e o vice Paulo Octávio até o surgimento do escândalo que ficou conhecido como "mensalão do DEM", sobre o esquema de pagamento de propina no governo.

O partido havia definido na última terça o nome de Osório Adriano para ser o candidato do partido ao governo. Em nota, o presidente do diretório regional da legenda, senador Adelmir Santana (DEM), disse que o partido concluiu que era melhor "competir com calma em outubro", abrindo mão da disputa pelo mandato "tampão" que valerá até dezembro deste ano.

Além do PCdoB, que apresentou o nome do advogado Messias de Souza, também registraram chapas os seguintes partidos: PMDB, PR, PRB, PV, PT, PSDB, PTB, PSL e PTRB.

O PMDB vai para a disputa tendo como candidato ao governo Rogério Rosso, que já comandou a Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), e Ivelise Longhi. O PR protocolou a chapa formada pelo governador interino Wilson Lima, primeiro a anunciar sua intenção de concorrer ao mandato "tampão" e por Jucivaldo Salazar, para vice.

O PRB terá Aguinaldo Jesus, ex-secretário de Esportes, como candidato a governador, e Roberto Vágner para vice. O PV terá em sua chapa Nilton Reis, subsecretário da área de Meio Ambiente, para governador, e Débora Aschar para vice.

A chapa do PT será encabeçada pelo ex-reitor da Universidade de Brasília Antônio Ibañez Ruiz e Cícero Rola, da Central Única dos Trabalhadores. O partido havia definido que não lançaria nenhum integrante da Câmara Distrital para a disputa eleitoral.

O PSDB protocolou sua chapa formada por Virgílio Macedo para governador e Waldenor Paraense para vice. 

A chapa do PTB terá Luis Felipe Coelho e Stenio Campelo. PSL e PTN formaram uma chapa conjunta tendo Newton Teixeira de Carvalho como candidato a governador e Paulo Fernando Santos de Vasconcelos como vice. Por fim, o PTRB apresentou o brigadeiro José Carlos Pereira para o governo e Simone Ribeiro Nunes para a vice-governadoria.

De Brasília
Carlos Pompe, com informações do Terra

Fonte: Blog do PCdoB Brasília

Matéria reeditada às 19h15 para acréscimo de informações