Apaches americanos atiram contra crianças e jornalistas em Bagdá

O site WikiLeaks publicou esta semana um vídeo do Pentágono bastante eloquente sobre a invasão americana no Iraque. Em julho de 2007, um helicóptero Apache, dos ocupantes americanos, abriu fogo contra o bairro residencial de Nova Bagdá, atingindo civis. Doze pessoas, inclusive duas crianças, foram mortas no ataque. Entre elas, o fotógrafo Namir Nuredin Hussein e seu auxiliar Said Chmagh, ambos funcionários da Reuters.

As imagens foram captadas da cabine do piloto durante a operação, daí a dificuldade de nitidez das imagens. O vídeo original pode ser visualizado aqui. O WikiLeaks publica vídeos e documentos vazados por militares americanos, inconformados com as ações do país.

O Pentágono sempre afirmou se tratar de uma ação contra forças hostis, mas as imagens, só agora reveladas, falam por si e provam que os invasores foram além da conta, disparando até contra uma van que chega no local para socorrer os trabalhadores feridos da Reuters. "Olha todos estes desgraçados mortos, que beleza", exclama uma dos pilotos após a operação.

Said teve o corpo alvejado em duas ocasiões: no primeiro ataque e em seguida, quando o artilheiro o vê se arrastar pela rua a procura de ajuda. O que restou do corpo de Eldim foi atropelado por um blindado Bradley momentos depois do ataque. Ao longo do vídeo, um soldado gagueja ao falar das vítimas "colaterais". Outro ainda culpa as vítimas, dizendo que elas não deveriam estar com crianças "no campo de batalha".

Em declaração oficial, os Estados Unidos ousaram dizer que não houve vítimas civis no ataque e que a missão ocorreu de acordo com as “regras”. Os invasores não revelaram como o pessoal da Reuters foi morto e declararam que não sabiam como as crianças tinham sido feridas no ataque.

Fonte: Imagens da WikiLeaks, texto da TV Vermelho.

Envie seu vídeo para a TV Vermelho: [email protected].