Governo está mobilizado no período de chuvas

Na tarde deste sábado, 10, no Palácio dos Despachos, o governador Marcelo Déda esteve reunido com secretários estaduais, comandantes das instituições militares e o coordenador da Defesa Civil para fazer um balanço dos transtornos causados nos municípios sergipanos em decorrência das fortes chuvas.

Déda esteve reunido com secretários estaduais - Marcos Rodrigues/ASN

O governador Marcelo Déda garantiu que todo o Governo foi mobilizado para atender a necessidade da população, além de ter sido feito um levantamento da atuação de cada órgão. “Vimos que os serviços estão funcionando para dar solução aos problemas causados pelo temporal. Nos reunimos hoje para avaliar os prejuízos, prever as possibilidades de ocorrências nos próximos dias e agir preventivamente para atingirmos o resultado esperado”, disse Déda.

Durante a reunião, o governador informou que em três dias caíram 200 milímetros de chuva na região da Grande Aracaju, quando a previsão para o mês era de 212 milímetros. “Ou seja, choveu em três dias o que era esperado para o mês inteiro”, contou.

De acordo com Overland Amaral, coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese), hoje a previsão indica condições de chuva em todo o estado, como maior concentração na Grande Aracaju e maior possibilidade à noite e madrugada. “Essa situação deve permanecer até quarta-feira com a mesma intensidade”, informou.

Ações

Diversas frentes de ação prestam auxílio aos moradores das regiões onde a chuva vem causando maiores danos. Segundo Déda, em função da continuidade do temporal, tudo o que está sendo feito será intensificado. “Estávamos de prontidão e passamos a ficar em alerta, ampliando a mobilização, trabalhando intensamente no sentido de conscientizar as pessoas”, colocou.

Ainda durante a tarde, o governador agilizou o envio de caminhões baús para o município de Irecê, na Bahia, para que sejam trazidos 500 colchões e outros 500 cobertores doados pela Defesa Civil nacional. A Deso também foi acionada e já está nas ruas utilizando suas bombas para acelerar o escoamento das águas.

“Estamos agilizando ações conjuntas para viabilizar a liberação de escolas do município e do estado que irão receber pessoas desalojadas”, complementou o governador.

Já a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) está atuando no mapeamento dos cidadãos desabrigados juntamente com a Defesa Civil e as prefeituras. “Temos tentado trabalhar de forma muito próxima com cada município. Eles estão abrigando as pessoas e nós damos os materiais necessários para o dia-a-dia”, observou a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva.

Entre os materiais distribuídos pela Seides até o momento estão 400 colchões, 350 lençóis, 320 cobertores, 1.700 cestas básicas e 240 filtros. Os utensílios foram entregues em municípios como Maruim, Carmópolis, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto.

Consciência

Na reunião também foram colocadas as situações de famílias que residem em áreas que correm risco de desabamento e ainda assim se recusam a deixar seus lares. “As áreas de risco estão mapeadas. Se tivermos qualquer suspeita de desabamento, vamos iniciar o processo de evacuação da área, colocando todos em áreas protegidas e acionando a polícia para proteger os locais e evitar que o patrimônio seja levado”, salientou o governador.

Segundo ele, o trabalho da equipe de meteorologia do Estado foi fundamental para que os danos ocasionados pelas chuvas fossem minimizados. “Se não fosse o trabalho do serviço de meteorologia estaríamos sendo pegos de surpresa. Pudemos nos preparar antecipadamente, reduzindo os danos materiais, mas principalmente preservando as vidas”, concluiu.

Visita às áreas alagadas

Após a reunião, o governador Marcelo Déda se deslocou até as localidades da capital mais prejudicadas pelas chuvas. No Morro do Avião, no bairro Santa Maria, Déda ouviu a comunidade, visitou áreas alagadas e orientou as pessoas sobre como elas devem fazer para se proteger e evitar situações de risco.

Ainda no Santa Maria, o governador visitou a Prainha e foi até a Escola Municipal Laonte Gama, onde estão abrigadas 68 famílias que perderam suas casas ou residem em área de risco. Depois Déda seguiu para a Zona de Expansão de Aracaju a fim de auxiliar os moradores do conjunto Jardim Costa do Sol, uma das áreas residenciais mais afetadas.